E valeu a pena, ainda que hoje seja também determinante desmistificar os privatismos, de Direita ou de Esquerda que so beneficiam quem tenha capital e a cunha maior ( alem de uns empregos futuros…), pois é obvio que o Estado, isto é, nós, podemos e devemos intervir na atividade económica em lógica estratégica e, às vezes até, conjuntural!

Foi uma gaffe monstruosa privatizar a EDP, ou a TAP, como é uma virtude privatizar a EFACEC, desde que não às isabeis dos santos do mundo!

A economia deve sim ser cooperativizada a começar em Portugal e urgentemente nas Florestas!

Hoje Alvaro Beleza sendo ainda um socialista liberal, ( eu era e sou um autogestionario o que sendo diferente tem em comum o desconsiderar suficientemente não o Estado mas os seus burocratas) soube apoiar Pedro Nuno Santos na luta pela liderança no PS mostrando a possivel autonomia ideológica que se pode ter face a verdadeiros ( Rui Rio) e falsos ( clã Vieiradasilva, ja que os montenegros não sao peixe nem carne) liberais lusos da cena politica vigente!

Alvaro Beleza que hoje surge na ribalta numa entrevista na qual nao me revejo tem um brilhante percurso politico e profissional, é um médico, diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria e um professor universitário, isto é, sendo politico lida com a vida, com o terreno da vida!

Mantendo-se militante do PS, tive de o desiludir aquando da luta Seguro versus Costa mas nao por ser ele e Seguro elementos da ala moderada do Partido Socialista mas sim perante um discurso ultra direitista de um deputado do grupo segurista num jantar

Álvaro Beleza entendeu defender que o candidato apoiado pelo Partido Socialista nas próximas presidenciais deve ser militante do partido.

Nada contra se for ele e se for ate o apoiarei sem duvida e será bem lamentável se se auto-excluir desse processo, e erra lamento dizê-lo ao proteger como presidenciáveis socialistas o António José Seguro ou o Francisco Assis que nem sendo maus candidatos sao muito pouco motivadores porque de facção.

considera que o apoio a um independente não lhe agrada, e até compara essa solução como próxima das do ditador Salazar. 

Alvaro Beleza erra clamorosamente ao defender a viabilização do OE25 porque surge como um OE de partido ( que o diga o venturinha…) e porque é um OE delapidador de quem à cavaco silva quer ganhar as eleições como cavaco o fez em 1987 manipulando um secretario de estado de um governo de coligacao que tinha de ser derrubado por ser uma coligação ao centro e nada opusdeista!

Álvaro Beleza diz que a social-democracia é a melhor forma de “domar a besta” que é o capitalismo sem regras e eu digo … depende!

… Mas será o melhor candidato do PS às próximas presidenciais, em especial se assumir uma equipa aberta!

Joffre Justino