O arranha-céu Taipei 101

O terremoto de quarta-feira, 03.03, afetou mais regioes de Taiwan e com maior intensidade do que qualquer outro terremoto desde 1999.

Nesse ano um tremor de magnitude 7,7 atingiu o centro da ilha, matando 2.400 pessoas e ferindo outras 10 mil.

Felizmente desta feita o número de vítimas é muito menor, pois ate sexta-feira 05.03 morreram somente 12 e houve cerca de 1000 estando perto de 30 desaparecidas, segundo as autoridades.

“É um resultado bastante milagroso”, disse Daniel Aldrich, à CNN, um professor de ciência política e políticas públicas na Northeastern University que estuda a resiliência das cidades, chamando o número de vítimas de “um número muito baixo de mortes por um forte e poderoso terremoto perto de um centro urbano”.

Espantosamente, ( ou não) no meio do vivido caos e de imagens assustadoras o edifício mais alto da ilha – o arranha-céu Taipei 101, avaliado em US$ 1,8 bilhão – balançava suavemente como um ramo de uma arvore na brisa.

Medindo 1528 m pés de altura, o edifício está equipado com uma solução técnica engenhosa que reduz a oscilação geral do edifício em 40% durante terremotos e ventos.

Assim uma esfera dourada de 660 toneladas chamada 'amortecedor de massa sintonizado' está pendurada dentro do edifício no 92º andar.

À medida que o edifício se move numa direção, a esfera de aço oscila na outra direção e mantém o equilíbrio geral do edifício.

Estivemos no edifício e é impressionante ver aquele modelo de equilíbrio de um edifício !

Joffre Justino