Aos dez anos de idade, Roniwalter mudou-se com a família para o sertão da Bahia e, na juventude, seguiu para São Paulo, no fluxo migratório associado à industrialização do ABC Paulista nos meados do século XX.

Lá, trabalhou como operário em indústrias químicas e automobilística. Essa experiência concreta no chão de fábrica confere autenticidade única aos seus textos.

 

Na opinião do consagrado escritor Luiz Ruffato, Roniwalter “praticamente instaurou a literatura proletária brasileira”. Com uma carreira dedicada a retratar a vida do homem comum, seus livros são essenciais para entender as transformações do Brasil a partir da segunda metade do século XX, de um país com uma economia rural até a industrialização e o crescimento do setor de serviços, que trouxeram forte expansão econômica, aumentando, no entanto, as desigualdades e impactando irreversivelmente os valores e as vidas das populações tradicionais. Sua obra, centrada no universo do trabalho e das migrações, é elogiada pela autenticidade e pelo compromisso social e capta as mutações históricas do país, da ditadura militar ao século XXI.

 

A Editora Boitempo, que lançou originalmente os livros nos anos 1970 e 2000, agora os traz de novo às livrarias com um projeto gráfico inédito: “Sabor de Química” (1976, prêmio Escrita de Literatura SP), “Crônicas da Vida Operária” (1978, finalista do prêmio Casa das Américas, em Cuba) e “Paragens” (finalista do Prêmio Jabuti em 2004). Juntos, os livros formam um painel sensível e realista sobre o cotidiano, as migrações e a dignidade da classe trabalhadora, temas centrais na trajetória do autor, que baseia sua ficção em sua vivência como operário e em sua experiência de migrante. São obras fundamentais para entender a narrativa trabalhista no Brasil.

 

Para o autor, as reedições representam um reconhecimento bastante significativo e uma esperança de atingir novas gerações de leitores. O local do evento, o restaurante Consulado Mineiro, na capital paulista, especializado em comidas típicas do estado de Minas Gerais, foi escolhido por dialogar com sua história de vida, que une suas raízes mineiras à sua trajetória em São Paulo.

A noite de autógrafos, que coincide com o início da primavera, é um convite do autor para celebrar a redescoberta desta sua obra essencial em um ato de resistência nestes tempos tão cheios de contradições e desafios.

Serviço:

- Lançamento e sessão de autógrafos da “Trilogia da Vida Operária”, de Roniwalter Jatobá

- 23 de setembro (terça-feira), às 19h

- Consulado Mineiro, Praça Benedito Calixto, 74 – Pinheiros, SP

- Editora Boitempo: www.boitempoeditorial.com.br

- Livros: “Sabor de Química”, “Crônicas da Vida Operária” e “Paragens”

 

 

  

 

 

Jozias Benedicto – setembro de 2025