O encontro ocorre em meio ao fortalecimento das relações entre Brasil e Índia e mobilizou uma forte  delegação ministerial e empresarial brasileira segundo agência indiana ANI.

Tambem a  ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que o Brasil vive a retomada das políticas industriais para reinserir o país “nas cadeias mais dinâmicas da economia global”.

Esta  declaração foi feita no Fórum Empresarial Brasil-Índia, realizado neste sábado, onde ela defendeu a Nova Indústria Brasil (MIB) como eixo central da estratégia de desenvolvimento

Já o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, afirmou neste mesmo sábado, durante o Fórum Empresarial Brasil-Índia, que o governo do presidente Lula trabalha para inaugurar uma “nova e histórica fase” na relação entre os dois países, baseada em investimentos de mão dupla e cooperação estratégica em áreas-chave da economia.

Ele também afirmou que os dois países devem ter como  meta fazer a corrente de comércio saltar de US$ 15 biliões para US$ 100 biliões no médio e longo prazo. "É a parceria com maior potencial de crescimento". 

A ministra Hiwani Pande, do Comércio da Índia, afirmou pelo seu lado  no mesmo Fórum Empresarial Brasil-Índia, que a relação bilateral está pronta para avançar em um “caminho transformador” após as visitas do primeiro-ministro Narendra Modi ao Brasil e do presidente Lula à Índia.

Segundo ela, o atual volume de comércio entre os dois países está muito aquém do potencial estratégico da parceria.