Desta forma  evita interromper as negociações comerciais com Pequim e apoia os esforços do presidente Donald Trump para garantir uma reunião com o presidente Xi Jinping neste ano, segundo  o Financial Times ontem segunda-feira, 28.07.

O departamento de indústria e segurança do Departamento de Comércio, que supervisiona os controles de exportação, foi instruído nos últimos meses a evitar medidas duras contra a China, disse o jornal, citando autoridades atuais e antigas que como se sabe nunca cedeu às farronquices trumpistas

As principais autoridades economicas dos EUA e da China devem retomar as negociações em Estocolmo na proxima segunda-feira para abordar as disputas economicas de longa data no contexto  desta guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O gigante da tecnologia Nvidia (NVDA.O) disse que retomaria as vendas de suas unidades de processamento gráfico (GPU) H20 para a China, revertendo uma restrição de exportação imposta pelo governo Trump em abril para manter chips avançados de IA fora das mãos dos chineses por questões de segurança nacional.

A retoma planeada faz parte das negociações dos EUA sobre terras raras e ímãs, disse o secretário de Comércio, Howard Lutnick.

O jornal disse que 20 especialistas em segurança e ex-funcionários, incluindo o ex-vice-conselheiro de segurança nacional dos EUA, Matt Pottinger, escreverão na segunda-feira para Lutnick para expressar preocupação.

"Essa medida representa um erro estratégico que coloca em risco a vantagem econômica e militar dos Estados Unidos em inteligência artificial", escreveram na carta, acrescentando que o documento não foi publicado.

Como se vê os EUA estão internamente divididos e externamente conhecedores da paciência estrategica chinesa e por isso deixamos aqui alguns ensinamentos do milenar SunTzu,

“Por isso, sendo capacitado, mostre-se incapacitado. Quando puder realizar a ofensiva, finja-se inofensivo. Ao estar próximo do inimigo, finja-se distante. Estando distante, finja-se próximo. Se o inimigo for ambicioso, utilize armadilhas para enganá-lo. Se desorientado, capture-o. Se vigoroso, esteja preparado. Se forte, evite-o. Se colérico, irrite-o. Se medíocre, incite seu orgulho. Se descansado, deixe-o esgotado. Se tiver aliados, leve-o à desunião. Ataque-o quando ele estiver despreparado. Avance quando ele menos esperar. Essas são as estratégias para a vitória que não podem ser determinadas e conhecidas antecipadamente.”

(https://revistaintertelas.com/2021/09/30/a-arte-da-estrategia-de-sun-tzu-na-guerra-e-na-administracao-do-estado-e-o-principio-de-nao-acao-de-laozi/amp/ )