Situado no extremo nordeste do Hyde Park, a poucos passos do Marble Arch é um dos locais mais conhecidos para falar em público e debater no mundo, com a premissa simples qualquer um pode aparecer e falar sobre qualquer assunto que quiser.
Com a estação de metro Marble Arch a ter um movimento anual de mais de 16 milhões de passageiros há sempre ouvintes para os oradores
O público passante tem o habito de parar para ouvir, responder e, ocasionalmente, entrar em debates animados com os palestrantes.
É um bastião da liberdade de expressão.
Mas como tudo começou?
O Speakers' Corner vem com uma história impressionante. É um símbolo da democracia, nascido da revolução. Em meados do século XIX, eclodiram revoltas no canto nordeste do Hyde Park em reação ao Sunday Trading Bill, que proibia comprar e vender aos domingos que era o único dia de folga dos trabalhadores.
Os cartistas usaram o parque para protestar contra os direitos dos trabalhadores, enquanto a mais radical Reform League invadiu a área em 1866, questionando o controle do espaço público em Londres. Agora conhecido como The Hyde Park Railings Affair , o protesto durou vários dias, resultou em muitas prisões e envolveu o próprio Marble Arch sendo usado como uma cela de detenção temporária.
O Times descreveu as pessoas reunidas no Hyde Park para exercer seu direito de falar como uma “multidão heterogênea” que estava interferindo com “os prazeres daqueles a quem o Parque pertence mais particularmente”… fazendo lembrar hoje o sr JMTavares que menospreza e maltrata em artigo o direito de participação achoncaljanficaté o catolico direito à procissao e à missa…!
Em Londres há pois o respeito liberal à participação em grandes ou pequenos movimentos e houve para que um Reynolds Newspaper defendesse que as pessoas tinham “reivindicado seu direito de se reunir, falar, resolver e exortar no Hyde Park”.
Dessas movimentações o governo sob pressão fez surgir o Parks Regulation Act de 1872 que atribuiu às Autoridades do Parque o direito de permitir reuniões públicas dentro de seus limites consolidando-se legalmente o lugar do Speakers' Corner na história.
De lá sairam marchas e protestos há muito tempo se reúnem ou para se encaminham e encerram a sua stividade neste espaço do Hyde Park, historico monumento vivo de Liberdade.
As expressões cidadãs ainda se reúnem no Speakers' Corner nas manhãs de domingo para ouvir entusiastas exporem suas opiniões.
E deixamo-vos clips mais ou menos satírico dos palestrantes do Hyde Park Corner, incluindo os provocadores, pode ser datado – foi filmado em 1986 por Syd e Beryl Pearman – https://youtu.be/dqlXbJOpYiI
Ou este,
Sim, façamos cartas abertas, abaixo assinados, manifestaçoes e vale começar a exigir as Primárias partidarias, os referendos, o direito de participação das e dos trabalhadores nas empresas, o direito à livre negociação coletiva de trabalho e à proteção da parte mais fragil na negociação, o trabalhador, e o Orçamento Participativo no OE! ( https://www.londonices.com.br/speakers-corner/ )