Kirk era um ativista que propagava as posições mais radicais de grupos conservadores que apoiam Trump e de tal auferia uma boa fortuna.
Kirk levou um tiro no pescoço na quarta-feira passada, durante uma sessão de perguntas e respostas com alunos da Universidade Utah Valley. O FBI chamou o ataque de "ataque direcionado " .
Na sexta-feira, 12 de setembro, o suposto assassino , identificado como Tyler Robinson, um homem de 22 anos de Utah, foi preso e os media disseram que o suspeito morava com sua parceira transgênero, embora as informações divulgadas até o momento permaneçam imprecisas .
Charlie Kirk foi um ativista do “discurso de ódio ”, do supremacismo racista que condenava imigrantes e cidadãos naturalizados nos Estados Unidos, negava o genocídio contra o povo palestino e defendia o livre uso de armas
Kirk, que defendia o porte e o uso de armas, morreu na linha que defendia que era "infelizmente, vale a pena pagar o preço de algumas mortes por armas de fogo a cada ano para que possamos ter a Segunda Emenda para proteger nossos outros direitos dados por Deus" .
Os EUA têm a maior taxa de mortalidade por armas de fogo entre todos os países desenvolvidos.
Em 2024, mais de 16.000 pessoas morreram por essa causa,sem incluir suicídios, de acordo com a ONG Gun Violence Archive.
O senador de Vermont, Bernie Sanders,também se manifestou sobre a morte inesperada de Kirk: " A violência política não tem lugar neste país. Devemos condenar este ataque horrível. Minhas condolências a Charlie Kirk e sua família ", escreveu ele em sua conta no X.
O movimento conservador nos Estados Unidos está a preparar uma grande homenagem a Charlie Kirk, e esta cerimonia em memória a Charlie Kirk foi intitulada " Construindo um Legado: Lembrando Charlie Kirk" e acontecerá no dia 21 de setembro no Estádio State Farm, em Glendale, Arizona.