As pautas definitivas dos alunos do 9.º ano deveriam ter sido afixadas esta terça-feira, mas durante todo o dia as escolas estiveram a aguardar a chegada dos resultados das provas finais que, só serão enviados na quarta-feira por “dificuldades técnicas”.
“Vemos isto com alguma preocupação”, reagiu Francisco Gonçalves, da Fenprof, em declarações à TSF, sublinhando que já tinham dado conta “de um conjunto de problemas” quando as provas estavam a decorrer.
“Há aqui uma questão que nos parece relevante: é o facto de ter havido uma teimosia em realizar provas digitais”, disse.
"Isto dificulta a preparação do ano letivo. Uma coisa é se estivermos a lidar com um pequeno atraso, de um dia. (...) Se for algo maior, será um pouco mais complicado, porque estamos em pleno processo de preparação do próximo ano Letivo. É preciso constituir turmas, é preciso distribuir o serviço", acrescentou.
Mais ainda a Renascença adiantou ontem terça-feira, 16.07, que a prova de matemática do 9.º ano pode ser anulada em 15 escolas a pedido dos pais.
O Júri Nacional de Exames (JNE) terá pedido aos encarregados de educação para que assinassem uma declaração a escolher uma de duas opções: ou aceitam os resultados dos exames dos filhos, ou a prova é anulada e o exame é repetido na sexta-feira. O Ministério da Educação ainda não detalhou as razões que levaram o JNE a contactar estes pais.
Sobre este assunto, Francisco Gonçalves considerou que, mais uma vez, “houve aqui problemas a nível técnico e isto resulta de uma teimosia por parte do ministério em ter avançado com as provas ModA e em spot digital”.
Já o Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas, Filinto Lima, referiu que o problema pode estar relacionado com alguma situação que aconteceu durante a realização da prova, mas avisa que ainda não há certezas sobre o que aconteceu.
“Isto dificulta a preparação do ano letivo. Uma coisa é se estivermos a lidar com um pequeno atraso, de um dia. (...) Se for algo maior, será um pouco mais complicado, porque estamos em pleno processo de preparação do próximo ano Letivo. É preciso constituir turmas, é preciso distribuir o serviço”, acrescentou.