O inglês moderno, que inclui as obras de William Shakespeare e a Bíblia King James, é geralmente datado de cerca de 1550, e quando o Reino Unido se tornou uma potência colonial, o idioma serviu como língua franca das colônias do Império Britânico.

Em 1290 foi decretado língua oficial do reino de Portugal pelo rei D.Dinis I. O salto para o português moderno deu-se no renascimento, sendo o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (1516) considerado o marco.

A normatização da língua foi iniciada em 1536, com a criação das primeiras gramáticas, por Fernão de Oliveira e João de Barros. ( Wikipedia)

Como Antonio Costa, no Estrategizando predominam os filhos do Imperio portugues, luso angolano, luso moçambicano, brasileiro, mas claro temos tambem portugueses na equipa. Todos nós no Estrategizando nos orgulhamos da Lingua Portuguesa e da nossa variedade etnico-cultural e  é com orgulho que vemos os que nos representam a falá-lo nos foruns internacionais !

Por isso ficámos bem tristes quando vimos o presidente do conselho europeu, Antonio Costa optar pelo inglês para se expressar na sua tomada de posse lingua sem significado na UE desde a saida do Reino Unido!

Por outro lado, temos na sociedade digital n possibilidades de tradução pelo que nao se justifica o uso de outras linguas onde nao contam o rei Dinis, ou Luis de Camoes, ou Fernando Pessoa, ou Machado Assis, Alfredo Troni, Alda Lara, Ernesto Lara Luandino Vieira, Sousa Jamba, Mia Couto, Luís Bernardo Honwana, Alda Espirito Santo, Manuela Margarido, de proposito todas e todos de fora do continente europeu …