Na realidade esses que se armam situam-se tanto à Direita quanto à Esquerda!
Quer jogando na corrupção, quer no tanto pior melhor, estes artistas do viver dos outros a ultima coisa que os preocupa é a comunidade e o seu bem estar!
Vejamos um exemplo - os Professores - temos cerca de 150 mil professores em 2022/2023 e tivémos a primeira diminuição em muitos anos, com menos 0,55% nas escolas em relação ao ano anterior.
Para tentar reduzir o número de alunos sem aulas, o Governo apresentou este verão o plano "+ Aulas, + Sucesso", com um conjunto de medidas que vão desde a possibilidade de contratar professores aposentados com uma remuneração extra ou chamar bolseiros de doutoramento para dar aulas.
Além deste plano, o Governo aprovou um apoio de deslocação a professores colocados em escolas onde é difícil contratar, tendo também desenhado um novo concurso extraordinário, que irá colocar ainda durante o 1.º período esses docentes.
Já o número de alunos nas escolas portuguesas volta a aumentar este ano, graças à comunidade imigrantes, sendo esperados mais de 900 mil alunos do ensino básico e outros 400 mil do ensino secundário, segundo os últimos dados disponíveis no site da DGEEC.
Depois de décadas em que o número de alunos vinha diminuindo, o ano letivo de 2021/2022 marca uma viragem nessa tendência graças à chegada de alunos imigrantes, que atualmente já representam quase 14% do total de estudantes, revelou esta semana o ministro da Educação.
Portugal tem hoje uma falta de nunca menos de 50 mil professores e está no top dos paises onde essa falta acontece!
Assim,
Temos falta de profissionais na Saúde ( e não propriamente médicos generalistas ) como na Segurança da Cidadania como na Justiça
No entanto a nossa pobreza não sucede somente por falta de riqueza, mas mais pela sua má distribuição, e pelo deixa-andar na penalizaçao dos abusos !
Assim as Inspeções a grandes contribuintes detetaram 522 milhões de euros de impostos em falta em 2023, e tal nao apanhou senao cerca de 50% dos faltosos se as manigâncias fiscais fossem descobertas…
E é por isso que todos os dias saem 5,4 milhões de euros de capitais de Portugal, com destino aos paraísos fiscais, de acordo com dados do Banco de Portugal, significando 1971 milhões ano num mínimo que pode ser multiplicado por 10 ano!
Os alertas contra a lavagem de dinheiro dispararam nos últimos dois anos e em 2023, as operações bancárias suspeitas de branqueamento de capitais informadas às autoridades judiciárias atingiu as 18 096, um aumento de cerca de 80% face às 10 080 comunicadas, em 2021
E não é possivel esquecer que por exemplo Pedro Soares dos Santos, CEO do Pingo Doce, recebeu quase cinco milhões de euros em 2023, 13 mil euros por dia , 390 000 euros mês, auferindo 288 vezes mais do que os seus trabalhadores!
Há falta de professores, ha falta de profissionais da saúde, há falta de profissionais da Segurança, etc., também porque o Estado é abusado e deixa-se abusar em proveito desse 10% de muitíssimo e muito ricos que em troco de umas gorjetas dominam fortunas que diga-se nem sabem que fazer delas, mas uma coisa é certa nesse contexto nada de “capitalismos”, nada do jogo do risco na “economia de mercado”, jamais ( em francês ..) como dizia o ministro!
E o estranho é que estes dizem-se católicos ou evangélicos, mostram-se bem nas missas… pensando ainda que comprarão “camarotes” nos céus e arrepiam-se todos quando ouvem ou lêm que “Mateus 19:23-25 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
* Então, Jesus disse aos seus discípulos: ― Em verdade lhes digo que é difícil a um rico entrar no reino dos céus. E digo ainda que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. Quando os discípulos ouviram isso, ficaram perplexos e perguntaram: ― Então, quem pode ser salvo?”
Num país onde a desigualdade impera, é crucial que todos nós, enquanto cidadãos, estejamos informados e conscientes da realidade que nos rodeia. No Estrategizando, comprometemo-nos a trazer a verdade à tona, combatendo as injustiças e dando voz àqueles que mais precisam.
A falta de professores, profissionais de saúde e segurança não é apenas uma questão de números, mas de prioridades distorcidas que afetam a sociedade como um todo. Para que possamos continuar a garantir um jornalismo fraterno e solidário, pedimos o vosso apoio.
Ao assinarem o Estrategizando, estarão a contribuir para que a verdade continue a ser o nosso norte, num caminho onde o bem comum se sobrepõe aos interesses de poucos.
Juntos, podemos fazer diferença.
Joffre Justino
---
Foto de destaque: criada por IA