"Portugal lidera a produção de bicicletas na União Europeia, com 1,8 milhões de unidades fabricadas em 2023, seguido pela Roménia (1,5 milhões) e pela Itália (1,2 milhões). Este destaque industrial reflete a força e a inovação da indústria nacional, que responde à crescente procura global por soluções de mobilidade mais sustentáveis.
Contudo, há um paradoxo evidente: apesar de ser o maior produtor de bicicletas, Portugal está entre os países que menos as utilizam como meio de transporte diário. Em países como a Holanda e a Dinamarca, a bicicleta faz parte da cultura urbana; em Portugal, a realidade é diferente, marcada por desafios estruturais e culturais.
🚧 Principais entraves:
- Falta de infraestruturas cicláveis seguras;
- Integração insuficiente com os transportes públicos;
- Percepção de insegurança nas estradas;
- Predominância do automóvel nas cidades.
Estas barreiras dificultam a transição para alternativas de mobilidade mais sustentáveis.
Ação e Prioridades Estratégicas
Para reverter este cenário, é essencial que o ciclismo seja tratado como uma prioridade estratégica. Embora Portugal tenha desenvolvido políticas como:
- Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (ENMAC 2020-2030);
- Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2030 (ENMAP 2030);
- Planos de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável;
- Incentivos aos Transportes Públicos;
- Pacote Mobilidade Verde,
A eficácia dessas medidas tem sido limitada, com impactos ainda tímidos na mudança de hábitos e na infraestrutura necessária.
O Papel das Autarquias e Freguesias
Autarquias e freguesias têm um papel central na implementação de soluções locais. Investir em redes cicláveis, campanhas de sensibilização e incentivos concretos para o uso da bicicleta pode transformar a mobilidade urbana e aproximar Portugal de uma cultura ciclável.
“Liderar na produção é importante, mas liderar na utilização é essencial."
Portugal tem a oportunidade de alinhar o seu sucesso industrial com uma maior adoção da bicicleta como meio de transporte. Resolver este paradoxo não é apenas uma questão de mobilidade, mas também de sustentabilidade, saúde pública e qualidade de vida urbana.
A bicicleta é mais do que um veículo – é um símbolo de transformação e sustentabilidade.
O futuro passa por pedalar na direção certa. 🚴♀️🌍
“A bicicleta é o transporte do futuro, mas o futuro começa agora."
Para saber mais:(https://ec.europa.eu/eurostat/en/web/products-eurostat-news/w/ddn-20241120-2 )
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Foto de destaque: José Ramalho.
Local e data da foto: Praia de Alagoa, Altura, novembro de 2024.