4301 milhoes de euros que uns poucos querem deitar fora afastando Portugueses Regressantes!

Sim o saldo entre emigração e imigraçao ao contrario do que pensam é largamente positivo e está nos 3455 milhoes de euros, isto é Portugal é ainda um país muito centrado na emigração, na coragem “dos que partem”,  e apesar dos  outros dominantes, financeiramente, movimentos como  Turismo! 

Deste alias temos uma receita em 2024 de 27,7 mil milhoes de euros obtidas com 31,6 milhoes de turistas o que mostra quão central é para Portugal o movimento global de Pessoas!

E vale lembrar o génio Fernando Pessoa que tentou convencer de tal um PR que ele adorava, o proto ditador Sidonio Pais!

Na verdade, desde o seculo XV sobretudo que Portugal é um dos iniciadores e incentivadores da Circulação de Pessoas e Bens no contexto global e não somente euro asiatico!

Hoje Portugal terá 600 mil brasileiros aqui imigrantes segundo uns mas nós preferimos denominá-los de Portugal Regressantes!

Sim Portugueses, isto é mais corretamente Filhos desse Imperio Teocratico Salvacionista, onde se enquadra o Brasil e a restante CPLP,  como muito bem científicamente o classificou Darcy Ribeiro sociologo, antropologo e cientista e ativista politico brasileiro!

Na verdade este imperio nasceu com as bulas entre outras, temos a bula Apostolice Sedis emitida em 23 de Maio de 1320 pelo Papa João XXII, a Etsis suscepti, em 1442, a Dum diversas, em 18 de Junho de 1452, que autoriza os portugueses a conquistar territórios não cristianizados e reduzir à escravatura perpétua os mouros e pagãos e outros descrentes que capturassem, tomando posse das suas terras e bens, depois a Romanus Pontifex, do Papa Nicolau V, em 8 de Janeiro de 1455, que concede aos portugueses um monopólio perpétuo no comércio com África e permite a escravidão dos nativos; e mais tarde surge a bula Inter cætera, em 4 de Maio de 1493, pelo Papa Calisto III, que divide o mundo entre Portugal e Espanha…

… Para terminar com anti bula que foi a receção a 1 de julho de 1970 pelo papa Paulo VI da FRELIMO, do MPLA, e do PAIGC, revonhecendo o Fim do Imperio que nascera com a sua benção para o bem e para o mal!

Citemos brevemente uma dessas “Bula [...] na qual o papa, depois de se referir às navegações e descobrimentos dos portugueses, efectuados à custa de muitos trabalhos, sofrimentos e despesas, sob a direcção do infante D. Henrique, [...] concede ao rei D. Afonso V de Portugal, a seus sucessores e ao infante D. Henrique os direitos de conquista, ocupação e apropriação de todas as terras, portos, ilhas e mares de África, já conquistados ou que de futuro viessem a conquistar, desde os cabos Bojador e Não até à Guiné inclusivamente e ainda toda a costa meridional até ao extremo, e que possam ali impor leis, tributos e castigos, [...] e proíbe, por toda a parte, a todos os cristãos, sejam eles quais forem, a navegação, pesca e comércio nos referidos mares e terras sem prévia licença do rei de Portugal e do infante D. Henrique, a quem pagarão tributo [...]". Tem o selo (bula) pendente por trancelim de fios de seda amarelos e encarnados [bula solene].”

Ha pois a ida e o regresso “dos brasileiros” como sempre assim foram chamados e recordados em romances como os Maias de Eça de Queiroz e que levam para o seu país da portuguesa lingua somente 414 milhoes de euros em 2024, isto é a triste quantia de 673,3 euros por brasileiro depois de um ano de labuta neste Portugal que tao mal os reconhece apesar de seus filhos!

Para ser sincero estes sem-amor à Lingua Portuguesa, cheganos, 1143, habeas corpus deveriam ser fortemente penalizados tão mal estão a fazer à Lingua Portuguesa.