É a força da tradição, com as Festas Antigas do gastar o poupado e preparar o futuro que nos alimentará, a serem reutilizadas como meios manipulaçao para travar a poupança e aumentar a dívida das familias

Em 2024 as famílias pareciam  estar mais otimistas com a conjuntura económica e previam  alargar o orçamento despendido no Natal.

Em média, os portugueses iriam  gastar 272 euros no período de Natal, um aumento de 27% face a 2023 o valor mais elevado dos últimos três anos, segundo os dados do estudo Observador Cetelem Natal, cedidos ao DN.

Quanto às ferias dos portugueses em Portugal e no Mundo, houve um aumento de 9% no número de operações e de 7% no valor do consumo em relação ao mesmo período do ano passado, com um valor médio por cada operação de 39€ (menos 1€ do que no ano passado).

Pois é começam os portugueses a sentirem de novo que há portugueses de primeira e de segunda e nem o significado mitico do Natal o nascimento de Jesus Cristo irá manter o consumismo de 2023 e 2024!

Porque é de consumismo que se trata sendo parte dele vindo de profundas raizes e outra parte cada vez mais a maior do impacto do marketing/ publicidade / manipulação!

Aliás a manipulação começa com a determinação papal da data de nascimento de Jesus Cristo que até poderá ter sido a  13 de abril. Ou em 14 de outubro.

Ou 3 de julho...

O certo é que é o papel das igrejas que mais ajuda ao papel de elites também manipuladoras que se impoem em defesa do seu poder e das suas riquezas!

Sao milénios  de manipulação dita espiritual entre muitos ou um so Deus que em geral se encaixam na promoção dos interesses da minoria do poder!

Mas depois de tanto fracasso dessas elites porque ganha a direita?

Porque ela é precisamente quem apresenta em ditos esbeltos tons dos que se apoderam da riqueza de todos é ela gere os meios de comunicação quase todos e é ela distribuí ou nao a riqueza da comunidade na mao de uns poucos