Para os socialistas, "os políticos devem ser coerentes" e importa lembrar que, "por menos, o PSD pediu a demissão" da antiga responsável pela pasta Marta Temido.
Aos jornalistas numa fábrica na Maia, Pedro Nuno Santos lamentou as "notícias desagradáveis sobre a competência do Ministério da Saúde", considerando que o integram "um conjunto de pessoas que tem revelado incompetência e que já não dá para desmascarar".
"Não tenho confiança nesta equipa da Saúde para gerir agora o Inverno e gostava de saber quantos portugueses confiam"
Questionado sobre o principal responsável pelas falhas na Saúde, o socialista considerou que, além de Ana Paula Martins, "o principal responsável é o líder do Governo" que não tem sido visto a não ser para "desvalorizar" o problema.
"A consciência de que havia problemas estruturais no INEM aumenta a responsabilidade do Governo. Se achavam que existiam problemas estruturais, não tinham desvalorizado os pré-avisos de greve e a greve como acabaram por fazer. Estamos à espera que termine o inquérito para perceber as causas das 11 mortes, porque, se concluirmos que podiam ter sido evitadas por uma melhor gestão da greve, então temos que tirar consequências", afirmou Pedro Nuno Santos.
O secretário-geral do PS criticou ainda a postura de Ana Paula Martins que "tem estado todos os dias no terreno e não responde às questões".
São provavelmente instruções da nova equipa de comunicação contratada. (...) Não nos podem pedir para ter confiança numa equipa que até agora só falhou