Política
17 Outubro 2023 16:24
Poluição vs Política: É a Visão do Sr. Rocha ou uma Estratégia Mais Ampla do IL?
Não percebese a tese do sr Rocha de bloquear no IUC uns dois euros por mês, uns 6,6 cêntimos por dia, para os automóveis anteriores a 2007 (automóveis com 16 anos de vida!), significa que ele ...
Joffre Justino
Diretor / Jornalista
Não percebese a tese do sr Rocha de bloquear no IUC uns dois euros por mês, uns 6,6 cêntimos por dia, para os automóveis anteriores a 2007 (automóveis com 16 anos de vida!), significa que ele é contra a proteção do Ambiente?
Joffre Justino
E citemos notícia de 16.02.2922, “As emissões do tráfego rodoviário foram uma das principais origens das infrações às normas da qualidade do ar na União Europeia, sendo Portugal um os países a reportar excessos, indica um relatório da Agência Europeia do Ambiente divulgado esta quarta-feira.”
E segundo o europarl.eu “Os transportes foram responsáveis por cerca de um quarto das emissões de dióxido de carbono (CO2) na União Europeia (UE) em 2019, 72% das quais provêm dos transportes rodoviários., de acordo com o relatório da Agência Europeia do Ambiente. “
E vale a pena acrescentar “Os transportes são o único sector onde as emissões de gases com efeito de estufa aumentaram nas últimas três décadas, registando um aumento de 33,5% entre 1990 e 2019. “ ( idem europarl.eu)
E lembremos a associação ambientalista ZERO, “O estudo de uma coligação de organizações não-governamentais, da qual a Zero faz parte, mostra que há 320 zonas urbanas na Europa onde o acesso dos veículos mais antigos, tipicamente os mais poluentes, é restringido, uma medida que, segundo a associação ambientalista, é ""claramente eficaz na redução da poluição e das emissões de dióxido de carbono"". ( DN)
Face a 2019, são mais 40% de zonas deste tipo na Europa, acrescentou com a Itália a duplicar as ZER nos últimos dois anos, para 172, enquanto a Alemanha tem atualmente 78, o Reino Unido 17, os Países Baixos 14 e a França oito.
Já Portugal tem apenas uma ZER em Lisboa, ""mas de efeitos praticamente nulos dada a sua profunda desatualização em termos de exigências e ausência de fiscalização eficaz"", considerou a Zero.
""Na Avenida da Liberdade, que faz parte da zona, os limites de poluição são sistematicamente violados, e desde o início deste ano o valor médio de dióxido e azoto registado é de 44 microgramas por metro cúbico (o valor limite é 40µg/m3). Nalgumas outras cidades há zonas com tráfego condicionado, como é o caso do Porto, o que também pode trazer benefícios na qualidade do ar, mas esse condicionamento não é em função das emissões dos veículos"", acrescentou.( DN)
Como estamos a citar informação que o sr Rui Rocha eleito deputado tem o dever de acompanhar, há que questionar se ele ( ou também o IL?) defende um Portugal poluído e poluente e portanto com muitos, muitíssimos automóveis muito, muitíssimos poluentes, para sermos penalizados pela UE?
Joffre Justino
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