JÚRI CONSTITUÍDO POR MAIS DE 30 PERSONALIDADES DA INDÚSTRIA TELEVISIVA PORTUGUESA VOTOU HOJE PARA A SEMIFINAL DA 52ª EDIÇÃO DOS INTERNATIONAL EMMY AWARDS
A Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas mudou o "Prêmio Internacional" em 1963, para reconhecer a excelência na programação televisiva produzida fora dos Estados Unidos. Ted Cott, que liderou o Comitê de Relações Internacionais da Academia na época, destacou que o objetivo do prêmio era promover a compreensão internacional e aumentar a conscientização do público americano sobre os programas de televisão criados e transmitidos em diversos países ao redor do mundo.
Nos primeiros anos, os vencedores incluíram produções notáveis como "War and Peace", da ITV Granada (Reino Unido), em 1963, "Les Raisins verts", da Radiodiffusion-Télévision Française (França), em 1964, e "Le Barbier de Seville", da Canadian Broadcasting Corporation, em 1965. Inicialmente, não havia distinção específica e apenas um prêmio era concedido. No entanto, para a competição de 1965, foram introduzidas duas categorias: ficção e não ficção. Um ano depois,essas categorias foram renomeadas para entretenimento e documentário, respetivamente.
Realizou-se hoje, em Lisboa, a 10ª sessão da votação portuguesa para a semifinal dos International Emmy® Awards 2024, na categoria “Non-Scripted Entertainment”.
A sessão de visionamento e votação, que decorreu à porta fechada, reuniu mais de 30 personalidades da indústria televisiva nacional, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, da Câmara Municipal de Lisboa.
Este painel foi responsável por avaliar os melhores candidatos na categoria "Non-Scripted Entertainment", entre reality shows, game shows e outros formatos exibidos em todo o mundo.
A lista de jurados que avaliaram os programas candidatos foi composta por executivos de mídia dos grupos de televisão generalistas portugueses (RTP, SIC e TVI), bem como atores e apresentadores portugueses:
Os vencedores da categoria “Non-Scripted Entertainment” e as demais categorias serão anunciadas na cerimônia oficial do International Emmy® Awards, que será realizada em 25 de novembro de 2024, no New York Hilton Midtown, em Nova Iorque.
Os prémios distinguem os melhores programas de televisão de todo o mundo, atribuídos pela International Academy of Television Arts & Sciences.
O Jantar de Gala comemorativo da semifinal realiza-se hoje, às 19h00, no Museu da Carris, com a presença de Nathaniel Brendel, Diretor de Júri dos Emmy.
O evento reúne cerca de 220 convidados dos três canais generalistas de televisão portuguesa, incluindo personalidades de destaque do panorama cultural nacional.
Catarina Furtado e Gilmário Vemba (RTP), Cláudia Vieira e Ricardo Pereira (SIC), e Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira (TVI) serão os anfitriões desta cerimónia.
Dez anos de presença portuguesa
Desde 2016, por iniciativa de André Sampaio, embaixador da Academia Internacional de Televisão, Portugal tem sido palco de semifinais dos International Emmy® Awards.
Este ano marca a 10ª edição de votação no país, reforçando a importância da produção nacional no cenário internacional.
Portugal já foi distinguido em três graças: com as novelas "Meu Amor" (TVI), em 2010, "Laços de Sangue" (coprodução SIC/TV Globo), em 2011, e "Ouro Verde" (TVI), em 2018.
Ao longo dos anos, as produções portuguesas somaram um total de 12 nomeações para os International Emmy® Awards.
Assessoria de Imprensa : BA&N
Apelamos aos nossos leitores que revisam e acompanham o jornal Estrategizando , para que possamos continuar a trilhar o caminho do jornalismo fraterno e solidário, sempre com a verdade como norte de nossa atuação.
Assim como os International Emmy Awards celebram a excelência e a diversidade nas produções televisivas globais, o Estrategizando compromete-se a promover a pluralidade de vozes e a informação isenta.