Pedro Nuno Santos é mesmo o Lucky Luke da lusa política e Calamity Jane é… a cena paparazzi montenegrista!

Fui e sou um fã da banda desenhada e portanto também de Lucky Luke, o cowboy que dispara mais rápido que a sua propria sombra e se vangloria da sua misoginia…

Mas não deixo de entender como uma personagem de arromba, aquela que tudo na vida fez, mesmo tudo, ate participar no Buffalo Bill Show, a maior mentira do Western ( se visto na versão hollywoodesca quer do tempo dos cowboys quer ao atual tempo da guerra eslava ), a impar Mulher Calamity Jane, das fitas de cowboys!

A heroína bufalobilesca é até colada, com Morris e Gosciny, a Lucky Luke numa tentativa dê superação da misoginia deste nosso herói da infância e da juventude!

Mas, o importante é de novo o Lucky Luke que andando nas coboiadas estadunidenses é bem francês na mentalidade e alem de certeiro na bala o é também na palavra e na atitude sempre em defesa dos mais frageis ao contrario de Calamity Jane que se dedicou a andar ao lado dos que chacinaram as comunidades Índias no norte das Américas, o que Lucky Luke nunca faria!

Porque é este cowboy o exemplo vivo da luta pela justiça, contra os poderosos que roubaram, destruiram sem dó!

E citando o fácil Wikipedia “ Estimam-se mais de 25 milhões de índios na América do Norte e cerca de 2 mil idiomas diferentes. Ao fim das chamadas "guerras indígenas", restavam 2 milhões, menos de 10% do total. Para o etnólogo americano Ward Churchill, da Universidade do Colorado, esse mais de um século de extermínio e, particularmente, o ritmo com que isso ocorreu no século XIX, caracterizaram-se "como um enorme genocídio, o mais prolongado que a humanidade registra". ( https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_ind%C3%ADgena_nos_Estados_Unidos   )

Ná o Lucky Luke nao andou com os e as Calamity Jane estadunidenses e aqui Morris e Gosciny falharam rotundamente e tiveram o meu nosso protesto de fãs desse cowboy justiceiro e anti poderosos!

Daí que tomemos no Estrategizando a comparação entre Pedro Nuno Santos e Lucky Luke como um belo exemplo do como queremos que Pedro Nuno Santos é e continue a ser!

O certeiro tiro no caso TAP que deixou o xerife Antonio Costa de cara à banda é o tipo de tiro-exemplo que queremos que continue a acontecer!

Como claro os certeiros tiros, deste fim de semana, aos tristes falsos cóbois, que decidem pôr-se do lado dos poderosos contra os pobres e os índios ( também e muito mais pobres) e por isso viram os seus coldres e pistolas caírem inúteis no chão do saloon sem feridos, alem da ferida no vão orgulho baleado.

Agora a serio!

Se há debate então o debate tem de ser levado até ao fim e merece questionar-se,

Os cóbois anti Lucky Luke isto é anti Pedro Nuno Santos tinham ao menos lido o OE25?

É que é feio para socialista defender o ataque ao Direito à greve na Função Publica, greve tão usada alias pela direita junta contra o governo de Antonio Costa!

Como é feio dar com uma mão e tirar com as duas desde o preço das gasolinas ( que sobem, sobem,..), ao ataque às ferias feriados e faltas dos trabalhadores!

Como é inutil defender o jogador de poker das cartas na manga, em vez de exigir-se saber o real teor das conversas Montenegro plus venturinha

Porque há garantidamente gravações das conversas havidas na casa do PM que se nao está protegida então a situação é bem mais grave que o imaginado!

Antonio Sendim