A moda foi o segmento que mais contribuiu para esta performance, com uma quota de 30% nas vendas, seguida dos hipermercados com 29%, mas “também a restauração e o entretenimento têm tido crescimento significativo".
Os turistas também contribuíram para a subida de 7% do comércio em centros comerciais que tornaram 2024 no melhor ano de sempre do sector, sendo 12% das vendas.
Note-se que “em locais mais turísticos, como Lisboa, Porto e Coimbra, essa percentagem dispara, uma vez que as grandes cidades são centros turísticos por natureza e as mais visitadas em Portugal".
O sector tem dado um contributo médio de 9% da receita fiscal de IVA ao país e emprega mais de 290 mil pessoas, mas o peso real dos centros comerciais no PIB nacional só vai ser conhecido no congresso do sector, a 4 de junho, no Convento do Beato, quando será apresentado um estudo encomendado pela APCC à Universidade Nova de Lisboa e onde serão debatidos desafios como a adaptação do sector a tecnologias como a Inteligência Artificial e o e-commerce.
A diretora-executiva da APCC garante que o plano estratégico do sector está em execução, revelando que, entre agosto de 2022 e fevereiro de 2024, os centros comerciais geraram uma poupança de 58% no consumo de gás e eletricidade.