Para temer têm alguma razão como os que se apresentam contra a Liberdade, porque dependem do autoritarismo ou do totalitarismo para se manterem nos poderes humanos e ou falsamente espirituais e para odiar também porque não poucas vezes acordando de letargias que o quotidiano humano geram as Maçonarias se levantam e agem contra os totalitarismos, derrotando-os ( o que não quer dizer que por vezes maçons desviados não se enfileirem nos totalitarismos para os proteger…vimos tal acontecer no golpe fascista militar que impôs a ditadura a 28.05.1926 em Portugal e nos golpes anti Dilma e anti Lula no jogo de apoio ao proto totalitário Bolsonaro e seus chefes militares!), com certeiros golpes que conduzem os povos a mais Democracia, a mais Liberdade, a mais Igualdade e a mais Fraternidade!
E la vem sempre o caso do segredo Maçónico, segredo não material, segredo espiritual, segredo que nos conduz à busca de uma vida com mais perfeição!
Vivemos tal na AR Portuguesa à custa de uma ridícula proposta que via o PAN se propunha obrigar os Maçons a assumirem-se enquanto tal !
Por experiência o sei, Maçon assumido que sou, que até atacado fui antes de sonhar ser Maçon porque de famílias de Maçons que sou, por vivência o senti portanto !
Mas nada como deixar aqui o Poema de Fernando Pessoa para deixar claro mais uma vez - o segredo maçónico é esotérico, não materialista e nada a ver com o mundo profano.
No entanto, é certo que perseguidos que foram e são os Maçons, neste vaticanista país, a cautela é apanágio de qualquer Cidadão de Bem que pense e aja bem diferentemente das maledicências nascidas nos átrios das igrejas, que esqueceram o mandamento de Jesus Cristo - Amar os Outros como a Nós Mesmos!
É um segredo de vida
E não de ritual
E do que se lhe relaciona.
Os Graus Maçónicos comunicam àqueles que os recebem,
Sabendo como recebê-los,
Um certo espírito,
Uma certa aceleração da vida
Do entendimento
E da intuição,
Que actua como uma espécie
De chave mágica dos próprios símbolos,
E dos símbolos
E rituais não maçónicos,
E da própria vida.
É um espírito,
Um sopro posto na Alma,
E, por conseguinte,
Pela sua natureza,
Incomunicável
Fernando Pessoa
Xxx
E porque este combate anti maçonico teve muito a ver com o regime totalitario dito catolico salazarento deixemos outro porma de Fernando Pessoa sobre precisamente esse salazar de má memoria !
ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR
António de Oliveira Salazar.
Três nomes em sequência regular...
António é António.
Oliveira é uma árvore.
Salazar é só apelido.
Até aí está bem.
O que não faz sentido
É o sentido que tudo isto tem.
......
Este senhor Salazar
É feito de sal e azar.
Se um dia chove,
A água dissolve
O sal,
E sob o céu
Pica só azar, é natural.
Oh, c'os diabos!
Parece que já choveu...
......
Coitadinho
do tiraninho!
Não bebe vinho.
Nem sequer sozinho...
Bebe a verdade
E a liberdade.
E com tal agrado
Que já começam
A escassear no mercado.
Coitadinho
Do tiraninho!
O meu vizinho
Está na Guiné
E o meu padrinho
No Limoeiro
Aqui ao pé.
Mas ninguém sabe porquê.
Mas enfim é
Certo e certeiro
Que isto consola
E nos dá fé.
Que o coitadinho
Do tiraninho
Não bebe vinho,
Nem até
Café.