O Samba esse manifesto do património cultural da Humanidade
Reflitamos de novo à volta do samba esse género musical, essa uma dança desenvolvida com as canções desse ritmo sendo um dos grandes símbolos da cultura brasileira e um património cultural imaterial do Brasil. Aliás, é também muito popular fora do Brasil.
Ha quem diga que o samba nasceu nas favelas do Morro! Na verdade é o resultado da influência que a cultura africana teve na formação da cultura do Brasil surgindo no Rio de Janeiro, no começo do século XX. Tal aconteceu entre encontros de afro-brasileiros que se reuniam para celebrar sua cultura e realizar seus rituais religiosos.
A popularização do samba nasceu dos desfiles das escolas de samba e da difusão do rádio no Brasil.
Hoje é um símbolos da diversidade cultural do Brasil e um género musical, uma dança que é realizada quando o ritmo está a ser tocado. O ritmo está muito relacionado com o Carnaval e com os desfiles das escolas de samba das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo nessas festividades.
A importância do samba para a cultura brasileira é reforçada pela existência de uma data comemorativa que celebra este género musical, o Dia Nacional do Samba comemorado todos os 2 de dezembroe foi estabelecido em nosso país na década de 1960.
O samba surgiu no começo do século XX, mas somente a partir da década de 1930 se popularizou na cultura brasileira. No inicio houve uma forte repressão contra o samba, como resultado do preconceito racial presente no Brasil. Com a popularização do samba surgiram subgêneros, tais como o samba-enredo, o pagode, a bossa-nova….
Entre os instrumentos tradicionais do samba, vale referir o pandeiro, a cuíca, o ganzá, o surdo, o tamborim e o agogô, o choro, o cavaquinho, o violão etc
Ganzá - É um tipo de chocalho, geralmente feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia, ou grãos de cereais ou pequenas contas. O comprimento do tubo pode variar de 15 centímetros até mais de 50 centímetros
Surdo - um tambor cilíndrico de grandes dimensões e som profundamente grave tipicamente feito de madeira ou metal e possui peles em ambos os lados é tradicionalmente usado em escolas de samba, sendo que cada escola tem, em média, de 25 a 35 unidades na sua bateria
.Cuica - cuíca ou puíta, é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno.
O som é obtido friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da cuíca com dedo, produzindo um som de ronco característico.
Quanto mais perto do centro da cuíca o dedo do instrumentista estiver, mais agudo será o som produzido.
Desenvolvendo um pouco do seu processo histórico de construção caímos pelo menos no século XIX, quando o termo samba já era usada para classificar ad rodas de dança praticadas pelos africanos escravizados, mas so no século XX a palavra tomou a forma de um gênero musical.
Essas danças eram baseadas em batuques e em instrumentos de percussão e de tal resultou o samba de roda, ritmo sob o qual os africanos escravizados dançavam e praticavam capoeira.
Este samba de roda tinha uma relação com as práticas rituais dos cultos aos orixás e surgiu na Bahia em algum momento do século XIX e chegou ao Rio de Janeiro, cidade onde havia milhares de africanos escravizados que procuravam oportunidades para sobreviver, agora em liberdade.
Foi essa forte presença afro-brasileira que tornou o Rio de Janeiro num espaço propício para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira.
Nele os locais de reunião dos afro-brasileiros se tornaram lugares de celebração e de manifestações culturais, as quais incluíam as rodas de capoeira e o samba de roda.
Ora o preconceito contra as manifestações culturais dos afro-brasileiros fizeram com que os locais de reunião passassem a ser espaços privados, disponibilizados pelas chamadas tias baianas.
Nesses locais, os afro-brasileiros tinham liberdade para manifestar sua cultura e para realizar as suas práticas religiosas, como os cultos aos orixás e receberam o nome de terreiros.
Os terreiros foram os locais que permitiram o nascimento do samba.
E daí este poema-canção de Vinicius de Moraes,
" Porque o samba nasceu lá na Bahia / E se hoje ele é branco na poesia / Se hoje ele é branco na poesia / Ele é negro demais no coração ( Vinicius de Moraes)
O primeiro samba urbano foi Pelo Telefone, de 1917, dos compositores Donga e Mauro de Almeida, assíduos frequentadores da Casa de Tia Ciata.
O Samba nasceu em cada lugar onde existia o negro, mulatos, crioulos que precisavam se divertir para fugir da dura labuta e escravidão.
Para o pesquisador Roberto M. Moura, o samba é interação, de reunião social, apresentação coreográfica, exercício lúdico de criação e improviso de versos, espaço de ouvir e cantar, de comer beber”.
Os pioneiros foram Perciliana Mara Constança,Hilário Jovino Ferreira, João da Mata, Amélia Silvana de Araújo, a tia Dadá, da Pedra do Sal, a famosa tia Ciata ou Assiata, Lalu de Ouro, Mestre Germano, Didi da Gracinha, Caninha, Sinhô, Donga, etc .
Para o investigador Almirante, o samba não nasceu no morro, nem “Pelo Telefone” foi o primeiro samba.
A música praticada nas casas das tias não veio do morro, veio da Bahia.
Almirante mostra e canta várias músicas que antecederam o Pelo Telefone com Arlindo, Darli e Araújo a fazerem o fundo musical, de cavaquinho e violões.
De 1915, é a :
Ai, ai, é da minha
A urucubaca da miudinha
Ai, ai, é da grossa
A urucubaca da perna grossa
Por volta de 1906, uma chula, motivo do cordão Filhos da Jardineira:
Não deixa tirar
A rosa da roseira
Ai, ai, ai
Formosa jardineira
Adaptado de João da Mata Costa
https://youtu.be/woLpDB4jjDU?si=TENHw4ta-5rxlU_A