O presidente colombiano Gustavo Petro anunciou na segunda-feira que o governo dos Estados Unidos revogou seu visto e ele não pode mais viajarpara os Estados Unidos .

" Não posso mais ir porque acho que tiraram meu visto ." Eu não precisava de visto, mas tudo bem. "Já vi o Pato Donald várias vezes, então vou ver outras coisas", disse o presidente colombiano durante uma reunião de gabinete .

Gustavo Petro fez a referência ao visto ao comentar o ministro da Fazenda , Germán Ávila, que viajou aos EUA para participar das reuniões do Fundo Monetário Internacional(FMI) e do Banco Mundial (BM) nesta semana.

Gustavo Petro , afirmó durante el consejo de ministros de este lunes, que ya no puede viajar a Estados Unidos porque, según dijo, le quitaron la visa

No tenía necesidad de tener visa, pero bueno. Ya vi al pato Donald varias veces

https://x.com/peregonba/status/1914533466797953343 

O presidente colombiano não deu  pormenores sobre os motivos pelos quais os EUA revogaram seu visto , mas antes de comentar sobre essa situação, falou sobre uma decisão recente da Suprema Corte dos EUA , aparentemente relacionada à deportação de venezuelanos para El Salvador .

Há dois fatos contextuais importantes no contexto do anúncio do Presidente Petro . Primeiro, o presidente colombiano se envolveu em uma discussão com Donald Trump no início deste ano que quase resultou no rompimentodas relações entre os dois países.

Em segundo lugar, a Colômbia poderia ser " desclassificada " em sua luta contra as drogas pelos Estados Unidos após o aumento do número de hectares de cultivos ilícitos.

O governo colombiano criou uma estratégia para evitar esse cenário , mas se o país confirmar que revogou o visto de Petro, a "desclassificação" provavelmente será o próximo passo.

Se a versão de Petro for confirmada , ele será o segundo presidente colombiano em exercício a ter seu visto revogado pelo governo dos EUA .

---

Photo credit: World Economic Forum on VisualHunt