A competição - similar a um Grand Slam - é uma das principais do circuito mundial de tênis de mesa e tem início nesta sexta-feira, 04.07.

O atleta foi informado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB), órgão público dos EUA, que não estava mais elegível para a dispensa de visto por ter ido a Cuba em 2023. Calderano que tem cidadania e passaporte portugueses, e que por isso usufruiria de isenção de visto para entrar nos EUA, assim como os demais cidadãos de países integrantes da União Europeia nem esperava tal.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos", lamentou o atual vice-campeão mundial de tênis de mesa.

O luso brasileiro viajou a  Cuba note-se para disputar o Campeonato Pan-Americano e o torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 – ambos os eventos foram organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), sendo por essa viagem proibido de entrar nos EUA

 

https://youtu.be/yUGvXU-8Xn8?si=wzarX-tKJjloArs3