E imagine-se quem veio também, e de forma bem diferente, criticar Marcelo? Isso mesmo!

A presidenta da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, que veio dizer  que o Presidente da República fez “mais uma das suas” e falando “mais do que devia” ao qualificar Trump como um “ativo soviético”, o que nem é verdade pois declarou isso sim que Trump é um "ativo russo".

A ser verdade que Mariana Leitão usou o termo “soviético” em 2025 para qualificar a Russia de 2025 melhor seria que na IL se realizasse um curso de Historia dos regimes politicos pois a Uniao Soviética suicidou-se entre 1989 e 1991, há pois algo entre 36 e 34 anos!

Mas diz mais Mariana Leitao “Bem, [é] Marcelo Rebelo de Sousa a fazer mais uma das suas, que vai fazendo, já não é a primeira vez que fala mais do que aquilo que deve e que, de alguma forma, põe um pouco em causa, inclusivamente, o papel do Presidente da República”.

E ainda,

“…papel do Presidente da República (PR) é “essencial” e “deve ser resguardado deste tipo de polémicas que não ajudam ninguém, não resolvem problema algum. Muito pelo contrário, acicatam polémicas e, agora, vão obrigar o Governo a, eventualmente, ter de agir perante estas declarações”.”.

Este medinho/respeitinho a Trump é ele sim aterrador e para dar mais uma lição a Mariana Leitao lembremos as reaçoes do primeiro ministro canadiano, um liberal de cepa,

Sim é verdade sra Mariana Leitao o presidente dos EUA iniciou  uma guerra comercial global  contra o Canadá alias  um dos primeiros países alvos de tarifas com Trump a impôr parcialmente uma tarifa geral de 25% sobre vários produtos canadianos, juntamente com impostos de importação de 25% sobre todas as importações de alumínio e aço, mas isentou produtos cobertos por um acordo comercial entre EUA, Canadá e México conhecido como USMCA e sem demora o governo  liberal do Canadá retaliou com cerca de C$ 60 biliões (US$ 42 biliões) em tarifas sobre produtos dos EUA.

O primeiro ministro Carney aliás perante negociações possiveis disse que as negociações com Trump seriam "nos nossos termos, não nos termos deles", numa posição de força que faria tremer como varas verdes os pouco liberais da IL !

Recordou Carney "É preciso fazer uma parceria, uma parceria econômica e de segurança", disse ele mas lembrando  que o Canadá era o "maior cliente de mais de 40 estados" nos EUA.

"Lembrem-se de que fornecemos a eles [os EUA] energia vital. Lembrem-se de que fornecemos aos seus agricultores praticamente todo o fertilizante", disse Carney à BBC.

"Merecemos respeito. Esperamos respeito e tenho certeza de que o receberemos novamente no devido tempo, e então poderemos ter essas discussões."

Lamentavelmente junto ao  Memorial ao 25 de Abril, a presidente dos ditos  ‘liberais’ e temerosa esta lider dita liberal  também admitiu que Portugal está a ser falado "no mundo, não pelos melhores motivos, mas, mais uma vez, por atitudes do senhor Presidente da República, que continua a insistir numa lógica de se manter comentador e dar a sua opinião sobre tudo e mais alguma coisa, desrespeitando o papel do PR, que deve ser alguém que faz o uso da palavra com muita ponderação e sempre em momentos determinantes, quando a sua palavra vai de facto fazer a diferença”, argumentou.

E Mariana Leitão, afirmou ainda que  “É óbvio que vai criar aqui uma situação do ponto de vista diplomático” e “vai obrigar a que Portugal também tenha de tomar algumas medidas no sentido de evitar qualquer tipo de incidente”, mas “não me parece que cheguemos a um ponto em que vá existir algum tipo de sanções”, afirmou, deixando um recado ao PR, já que está em fim de mandato: “Alguma contenção era bem-vinda”, até “para sair de uma forma mais airosa e não envolta em polémicas”.

Enfim ja nem lembramos o PR Lula da Silva, basta o Liberal Carney …

Isto da solidariedade parece que nao dá frutos entre estes IL’s portugueses !