Riscos relacionados à tempestade, como inundações repentinas e deslizamentos de terra, são esperados nas Ilhas Virgens e em Porto Rico.
Erin passou por uma rápida intensificação à medida que seguia em direção ao Caribe no sábado, com o diretor do NHC, Mike Brennan, dizendo em uma conferencia de imprensa que o Eriin se tinha "se aprofundado e intensificado explosivamente" após crescer a partir da força de uma tempestade tropical na sexta-feira.
Mas a velocidade dos ventos — juntamente com seu movimento para frente — diminuiu à medida que começou a se afastar do Caribe para o norte.
O NHC prevê que ele continue se afastando dos EUA ao longo da próxima semana e retorne ao Atlântico.
O furacão está atualmente passando ao norte de Porto Rico e da República Dominicana com ventos de até 200 km/h com uma previsão da precipitação total nas Ilhas Virgens e nas Ilhas Turcas e Caicos a chegar aos 15 cm no domingo.
O NHC disse que Erin estava se expandindo, com ventos com força de furacão se estendendo por até 40 quilômetros de seu centro às 09:00 GMT.
As Bermudas também podem ter condições de surfe "ameaçadoras à vida" e chuvas fortes, acrescentou Brennan, assim como as Bahamas.
Devido aos ventos fortes, a Guarda Costeira dos EUA está impondo restrições a embarcações nos portos de St. Thomas e St. John, nas Ilhas Virgens Americanas, bem como em seis municípios de Porto Rico, incluindo San Juan.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (Noaa), principal agência meteorológica do governo dos EUA, previu uma temporada de furacões no Atlântico "acima do normal" neste ano.
O número de tempestades tropicais que atingem as categorias quatro e cinco deve aumentar devido ao aquecimento global.
De acordo com a última atualização, Erin está localizada a cerca de 209 quilômetros a leste-nordeste da Ilha Grand Turk e está se movendo para oeste-noroeste a 19 km/h.
É possível que haja um fortalecimento adicional nas próximas 12 horas, mas depois disso, Erin começará a enfraquecer gradualmente, assumindo uma trajetória mais ao norte.
Independentemente de tal, o Erin se tornará num furacão muito grande — e a previsão é que mantenha seu status de furacão de grande porte até meados da semana.
Espera-se que os alertas de inundação permaneçam em vigor para Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas até à manhã de segunda-feira.
Chuvas isoladas com valores totais entre 15 e 20 cm ainda são possíveis, já que as faixas externas do Erin continuam a passar por essas áreas, o suficiente para causar inundações rápidas e possivelmente deslizamentos de terra e lama.
( NHC ABC news e BBC )