« A arte é o que nos salva. Foi assim que nasceu a empresa Grupo Puja na Argentina, em meio a uma crise política. O corralito levou Luciano Treviñani, seu diretor geral, a emigrar para a Espanha, onde formou um novo elenco com artistas espanhóis. Foi nesse momento que me juntei a eles. "Sempre vi o teatro como uma salvação e uma paixão", disse a diretora teatral Gema Segura.
Neste caso, a dramaturgia é baseada no romance original, que não é tão infantil quanto a versão da Disney.
No entanto, é reconhecido que os artistas se apresentam para um público diverso, de todas as idades e nacionalidades, então é preciso criar uma expressão que ressoe com todos eles .
Sobre o tratamento dos personagens e a mensagem da obra, Segura explicou que " nesta versão, o menino que não queria crescer se transforma no menino que quer continuar brincando ".
Queremos fazer com que o público entenda que brincar também é uma forma de salvação; Mesmo com 99 anos, precisamos continuar olhando o mundo com os olhos que tínhamos quando éramos crianças.
O trabalho, que será apresentado em formato acrobático, exige um treinamento rigoroso e deixa pouca margem para erros . Tanto no ar quanto em terra, há ensaios constantes, até mesmo para erros, pois há situações imprevisíveis.
Os artistas do Grupo Puja vêm de diferentes disciplinas: teatro, dança, circo e até escalada em palco .
“Cada um de nós é especialista em sua área e nos beneficiamos mutuamente ao continuar aprendendo e criando essa abordagem única quando se trata de montar um show como esse", disse Segura.
Entrevista con Gema Segura CULTURA EDICIÓN CENTRAL 18-04-2025