Ontem  um tal  vice-presidente dos Estados Unidos, Vance, afirmou 07.01, que Washington pretende ter o  controle total da indústria petrolífera da Venezuela.

Ao ponto  de  condicionar a venda do petróleo do país aos interesses nacionais estadunidenses segundo a RT.

Vance foi direto ao explicar a estratégia adotada por Washington. “As pessoas sempre perguntam: 'Como vocês controlam a Venezuela?' Estamos vendo isso em tempo real: a maneira como controlamos a Venezuela é controlando o dinheiro. Controlamos os recursos energéticos. E dizemos ao 'regime': 'Vocês têm o direito de vender o petróleo enquanto isso servir aos interesses nacionais dos EUA. Vocês não podem vendê-lo se isso não servir aos interesses nacionais dos EUA'”, eis o “sovietismo”, ou o salazarentismo no sej pior pois era assim qye se aplicava a distribuição internacional da economia sovietica global da URSS ou a distribuição regional da economia  imperial lusa

O fascio  vice-presidente exaltou os métodos utilizados pela Casa Branca para pressionar governos estrangeiros sem recorrer, segundo ele, ao uso direto de força militar envolvendo cidadãos estadunidenses .

É assim que exercemos uma pressão incrível sobre aquele país sem desperdiçar uma única vida americana, sem colocar em risco nenhum cidadão americano”, disse, ao se referir ao bloqueio econômico e ao controle sobre a indústria petrolífera venezuelana.

Democracia este nojo ?

Capitalismo este vomito?

Nao, nao houve um ataque armado feito  pelos EUA em território venezuelano, no sábado, 03.01.

Já para  o governo de Caracas, a operação atingiu áreas civis e militares em Caracas e nos estados de Miranda, La Guaira e Aragua, deixando mortos entre militares e civis.

As autoridades venezuelanas classificaram a ação como uma “gravíssima agressão militar”.

O presidente Nicolás Maduro foi detido e transferido para os Estados Unidos um “sequestro” para o governo e informou que o Tribunal Supremo de Justiça determinou que a vice-presidente Delcy Rodríguez assumisse interinamente a Presidência.

No domingo, 04.01, o presidente duck Trump afirmou ter conversado com “basicamente todas” as companhias petrolíferas estadunidenses sobre a possibilidade de atuação na Venezuela.

Segundo ele, as empresas estariam dispostas a investir biliões de dólares para reconstruir o sistema petrolífero do país e retomar a extração de petróleo.

Apesar disso, nesta quarta-feira (7), a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) anunciou que está em negociações com o governo Trump para a “venda de volumes de petróleo bruto”, dentro do que chamou de relações comerciais existentes entre os dois países. A PDVSA está sob sanções e medidas coercitivas impostas por Washington há mais de uma década.