Celso Amorim acrescentou, em entrevista à CNN Brasil, que não é possível fazer um reconhecimento oficial da vitória declarada do presidente Nicolás Maduro devido à falta da divulgação completa dos dados das seções eleitorais.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou Maduro, que está no poder desde 2013, como vencedor da eleição.
Por outro lado a oposição afirma que sua contagem de cerca de 90% dos votos mostra González com mais do que o dobro do apoio em relação ao atual mandatário - patamar similar ao apontado por pesquisas independentes que foram conduzidas antes da eleição.
"Precisamos conversar com o próprio CNE, com os outros atores e ter uma noção mais clara do que aconteceu, porque a verdade é que até hoje nós não temos essa visão clara porque as atas não foram distribuídas conforme se esperava que fossem", disse Amorim.
E finalmente a falta de dados credíveis como se vê acima aponta obrigatoriamente para a apresentação das atas eleitorais como levanta o embaixador Celso Amorim!
Joffre Justino