No meio do desastre na ional, o primeiro-ministro Montenegro veio dizer que o Pontal "é sempre um momento de alegria.", como se houvesse lugar a alegria
Na verdade vivemos um dos três piores anos desde os grandes incêndios de 2017, inclusive pois se analisarmos os dados do ICNF, verificamos que até 31 de julho os piores anos eram 2017 com 146.508 hectares ardidos, 2022 com 61.745 hectares consumidos e, agora, 2025 com 33.224 hectares ardidos.
Montenegro sobre os incêndios no entanto foi parco "Este ano, particularmente, todos o sabemos, e não o esquecemos: não esquecemos os nossos compatriotas que, por estes dias, horas, neste momento, estão confrontados com o flagelo, a tragédia, que nos tem assolado, fruto das circunstâncias meteorológicas, particularmente difíceis e adversas, muitas vezes, por falta de cuidado e negligência."…
Mas e entao onde anda a justificação para o alargar prazos quanto à limpeza das matas e floresta e a não penalização aos incumpridores?
Onde anda o silencio a nao presença do MAI na liderança contra os fogos?
Onde anda essa vontade em aumentar as despesas com a defesa que assim se vê que so serve para a guerra e nao para a proteçao da cidadania!
O líder do PSD falou claro em "esforço máximo" no combate às chamas mas esquece a falta de material e a recusa em buscar apoio à UE!
Em tom de ridicula desculpa vem dizer “Estamos a fazê-lo de forma talvez discreta, mas acreditem: muito próxima.”, com a pele bem queimadinha do sol da praia!
E ignorante nas questoes da defesa diz"Não vou fazer uma avaliação disso. Estamos em plena guerra e não é a meio da guerra que vamos fazer essa discussão vamos primeiro ganhar a guerra, primeiro salvar as pessoas património e país. Cá estaremos para fazer ainda melhor no futuro."
Ganhar a guerra?
Deixar que os fogos queimem o pais é ganhar a guerr a sr primeiro-ministro?
E perante a nao presença veio dizer em tom de feia desculpa afirmou que o Governo está a agir de “forma discreta” no combate aos incêndios, mas "muito próxima" e tentando ser "o mais eficaz possível",", o que nunca se viu apesar dos enormes esforços dos bombeiros!
E la ficamos sem saber por onde andou o MAI ( ministra e secretários de estado) se nas praias se nos fogos pois aqui nunca foram vistos !
Claro os media da Direita nem falam de tal, apreciando a tez bronzeada “dos seus” …