Eu, Maçon, hoje na Grande Loja Soberana de Portugal, desde 1991, procuro investigar a nossa razão de existir e se a mesma se limita ao nascer, viver, e morrer, ou se temos uma razão espiritual para esta caminhada que não se limita ao terminarmos em pó, após n anos de vida!
Marxista, aceitando para a análise desta nossa vivência humana, o método do materialismo histórico e dialético, e não negligenciando antes pelo contrário a evolução científica pós Marx, procuro apreender caminhos espirituais que dêem Paz emocional e inteletual e faço-o aos anos neste percurso de vida bem complexo que optei por fazer !
Rejeitar o Outro não é princípio meu, mesmo quando maoista e em combate contra o fascismo e o colonialismo, mesmo quando tive de optar para a questão Angolana, a minha Pátria de eleição, entre dois adversários de armas na mão e claro optei pelo Combate pela Democracia em Angola, combate ainda não terminado e onde a UNITA tem um papel determinante ainda hoje e apesar de derrotada militarmente em 2002!
Estudei a Bíblia sozinho ainda Jovem, re-estudei-a com um grupo cristão em Lisboa e hoje caminho um percurso Bahaí, com Pessoas e Famílias de varia origem - iraniana, ( os Bahaí nasceram com BAB e Bahá'u'lláh, Mensageiros de Deus, no século XIX na Pérsia/ Irão, mas por la são fortemente perseguidos porque entre outras razões serem acérrimo defensores da Igualdade de Oportunidades Homem / Mulher), brasileira, chinesa, italiana, peruana, estadunidense entre muitas outras origens e claro portuguesas e angolanas!
Mas, ao contrário dos vaticanistas e dos islâmicos fanáticos, que nao confundo com católicos e islâmicos, reconheço que todas as religiões têm um importante papel no seio da Humanidade de aproximação ao espiritual e com Luís Henrique Beust uma interessante aproximação do Espiritual à Ciência e vice versa citando Einstein,
Minha religião consiste em uma humilde admiração ao espírito superior e ilimitado que se revela através dos leves detalhes que somos capazes de perceber com nossa mente frágil e débil.
Mas falemos agora do Espiritismo uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico que crê numa constante evolução espiritual do ser humano, através de reencarnações.
Esta doutrina espírita surgiu na França, a meados do século XIX, a partir dos estudos e observações realizadas por um pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, também conhecido pelo nome Allan Kardec (1804 – 1869), cidadão cientista que se correspondia com Karl Marx diga-se por curiosidade
Kardec dedicou-se inicialmente ao estudo científico do magnetismo e a investigar as chamadas "mesas girantes", para de seguida, se interessar pela desmaterialização dos corpos e pelo percurso do espírito humano.
Segundo o próprio o conteúdo das suas obras seriam fruto de seus diálogos com entidades espirituais de primeira ordem, considerados “espíritos perfeitos, que teriam atingido o grau mais elevado do desenvolvimento espiritual.
Como os Bahá’í o espiritismo está aberto aos princípios e valores das diferentes religiões crentes em um Deus Único com as suas especificidades comparativas face às restantes.
Para os kardecistas Jesus Cristo é um espírito superior, com a missão de ajudar a guiar toda a humanidade rumo à perfeição espiritual e assim o espiritismo não acredita no nascimento sobrenatural de Jesus Cristo.
Os princípios da caridade e da reencarnação são focos centrais do kardecismo, tal como o foram ao tempo do cristianismo primitivo e do Budismo.
Mas se todos os seres humanos são médiuns, ou seja, canais de comunicação entre o mundo material e o imaterial dos espíritos, existem pessoas com maior sensibilidade para estabelecer este elo comunicacional sendo os médiuns capazes de comunicarem com os espíritos de inúmeras maneiras, da psicografia à incorporação.
Só no Brasil existem cerca de 3,8 milhões de brasileiros que seguem oficialmente o espiritismo como doutrina, segundo o censo brasileiro de 2010 e um dos principais nomes do espiritismo foi o Brasileiro Chico Xavier (1910 – 2002).
A Federação Espírita Brasileira (FEB) é a mais importante organização espírita brasileira.
Pois foi neste Centro Espírita, o Lar Espírita As Flores do Jardim de Maria, nacionalmente correlacionado, que vivi um emocionante momento espiritual que ainda estou a digerir - o momento em que um médium, o Henrique Marcelo Bottaro, um novo amigo, Psicografou uma mensagem da minha mãe para mim com uma assinatura que se não era a da minha mãe era em demasia semelhante !
Foi bem forte a emoção sentida e o recado que recebi da minha mãe será transmitido à família por muito importante que é para a mesma!
Mas o impressionante foi ver por bem mais de uma hora 3 médiuns ….. a psicografarem diálogos de Entes Partidos, Desencarnados como chamam os Espíritas a familiares seus presentes num salão com nunca menos de 150 pessoas e depois as leituras das cartas a uns doze dos presentes em momentos de elevada emoção e de forte Crença !
Terei mesmo muito a estudar no campo espiritual … entre dúvidas multiplas e crenças crescentes num Universo fora deste!
Joffre Justino
---