Ao ar por cima do solo, as plantas de batata parecem quase idênticas ao Etuberosum so que ao puxá-las para cima, a diferença fica clara com o Etuberosum a ter caules subterrâneos finos e nenhum dos tubérculos ricos em amido da batata que os tornam um alimento básico global.
Ora para explicar estes tubérculos, os cientistas recorreram ao tomate pois ele embora não produza tubérculos, compartilha um perfil genético notavelmente semelhante. "Eles pertencem à mesma família de plantas, juntamente com a berinjela e o tabaco, mas o tomate, a batata e o Etuberosum são os mais próximos geneticamente", disse Huang. "Então, decidimos ampliar a análise."
A equipe segundo a Cell analisou 450 genomas de batatas cultivadas e 56 de espécies selvagens. "Esta é uma das maiores coleções genômicas de batatas selvagens já analisadas", disse o primeiro autor, Zhiyang Zhang.
Entao a equipe descobriu que dois genes eram cruciais para a formação dos tubérculos: SP6A, encontrado no tomate, e IT1, encontrado no Etuberosum. Nenhum dos genes é suficiente por si só mas quando os dois se combinam, como na batata, eles interagem, desencadeando o poderoso processo que transforma os caules subterrâneos nos tubérculos amiláceos e saborosos.
Eis a Natureza a dar mais uma prova das vantagens da miscegenação que por bons e maus caminhos Portugal espalhou como modelos de estabilização comunitária com o Brasil e a elite Angolana em especial a mostrarem-se enquanto exemplos globais!
Eis uma Natural rejeição das tolices do sr ventura e da sua capangagem anti portuguesa chegana!
Note-se que atendendo à segunda carateristica acima referida, a batata chegou a Portugal a meados do século XVI, e o seu cultivo a ser incentivado cerca de 1545.
No entanto so no século XVIII é que se tornou mais generalizada e essencial na culinária portuguesa, como assinalado em livros de culinária de 1870 e 1876
Na Europa a batata substituiu significativamente o papel do nabo e a rutabaga ou couve nabo no século XIX.
Na Europa, este novo alimento tinha para o consumidor três grandes vantagens sobre os outros alimentos: menor taxa de deterioração, um volume que facilmente satisfazia a fome, e o seu baixo preço.
A cultura espalhou-se lentamente pela Europa, tornando-se um importante alimento até meados do século XIX.
A batata foi até um suporte da revolução industrial, por ser um alimento económico e diário para os operários.
Um dos fundadores da teoria marxista Friedrich Engels declarou ate que a batata era igual ao ferro pelo seu "papel historicamente revolucionário", por matar a fome aos Pobres e sustentar de forma mais barata a classe trabalhadora alimentando assim esse tecnologicamente revolucionário capitalismo, hoje podre de decadente com os seus Trumps, bolsonaros lourenços e venturas!
Seria vantajoso ( por divertido mais nada) que o grupo parlamentar chegano apresentasse uma proposta de proibição da plantação e importação da batata em Portugal!