É promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), em parceria com a Business as Nature (BasN) e co-organizado pela Câmara Municicpal de Coimbra. A iniciativa enquadra-se num projeto europeu coordenado pelo Lobby Europeu das Mulheres, com financiamento da União Europeia através do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV).
Este evento visa mobilizar uma rede de organizações e agentes locais, nacionais e europeus, com vista à identificação de obstáculos, boas práticas e recomendações que contribuam para uma transição climática justa, inclusiva e sensível às questões da igualdade entre mulheres e homens.
Durante a Conferência “Por uma Transição Verde com Igualdade: Recomendações para Portugal e para a Europa”, na parte da manhã, a reflexão e o debate serão orientados pelos resultados de um questionário aplicado no âmbito do projeto, com especial enfoque no contexto português, onde foram identificados, por partes interessadas relevantes, temas prioritários, lacunas legislativas e práticas inovadoras.
Deste modo, pretende-se cumprir com o objetivo central do Women in Climate: promover a integração da perspetiva de género nas políticas públicas e práticas relacionadas com o clima e o ambiente, ao nível nacional e europeu, reconhecendo os diferentes impactos das alterações climáticas sobre mulheres e raparigas, em particular aquelas que vivem em contextos de maior vulnerabilidade.
À tarde, o evento será marcado pelo Encontro Nacional da Rede de Guardiãs da Natureza, uma iniciativa da BasN, organização-membro da PpDM, que reconhece o papel imprescindível das mulheres na conservação da biodiversidade, no desenvolvimento sustentável do mundo rural e na construção de soluções climáticas transformadoras a partir do conhecimento local e da ação coletiva.
Conferência e Encontro Nacional
A manhã será dedicada à Conferência “Por uma Transição Verde com Igualdade: Recomendações para Portugal e para a Europa”, com base nos resultados de um questionário realizado em Portugal no âmbito do projeto. Este trabalho identificou prioridades, lacunas legislativas e boas práticas para integrar a perspetiva de género nas políticas climáticas.
Durante a tarde, terá lugar o Encontro Nacional da Rede de Guardiãs da Natureza, iniciativa da BasN que reconhece e valoriza o papel fundamental das mulheres na conservação da biodiversidade, na sustentabilidade do mundo rural e na criação de soluções climáticas inovadoras.
Durante o evento serão recolhidas recomendações para enformar as políticas ao nível nacional e europeu.
Women in Climate na Europa
O evento de Coimbra insere-se numa série de encontros em vários países europeus, dinamizados pelas coordenações nacionais do LEM. Depois da Roménia (maio), Bulgária (agosto) e República Checa (setembro), e antes da Finlândia (final de setembro), Portugal será palco de mais um momento de mobilização para colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da ação climática.
Informações práticas
Data: 19 de setembro de 2025
Local: Convento de São Francisco, Coimbra
️Entrada livre, mediante inscriçãoatravés deste [formulário]
Consulte o programa [aqui]
Financiado pela União Europeia. As visões e opiniões expressas são, no entanto, da responsabilidade da/o autora/es e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas pelas mesmas. Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV).