Tambem o GEOTA expressou o seu pesar pela morte deste ambientalista.

Serafim Riem nao era propriamente um amigo dos ecologistas radicais como os Amigos da Terra nascido bem antes da Quercus que Serafim Riem ajudou a fundar somente em 1985.

Mais tarde fundou a  FAPAS - Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens, também no Porto, com Américo Oliveira, Paulo Talhadas dos Santos, Miguel Dantas da Gama e outros e  recentemente fundou com outros companheiros a Íris - associação nacional de ambiente.entre  divergencias associativas

A Associação Nacional do Ambiente sublinha que “Serafim Riem foi verdadeiramente o nosso Fundador. Pensou, concebeu, deu-nos o nome, percorreu o país de lés a lés e reuniu pessoas e associações então dispersas, inflamando-nos com a ambição necessária “para fazer a maior e mais interventiva Associação de Defesa da Natureza em Portugal”.

Tudo isto numa época em que a preservação da natureza vivia num silêncio quase proscrito, ou confinada aos gabinetes de uma ou outra universidade.

A Quercus marcou, de forma definitiva, a defesa do ambiente em Portugal. Foi também a escola onde muitos dos que hoje lideram esta causa, a todos os níveis, se formaram. Este é o seu, e o nosso, maior legado.

Obrigado, Serafim. Até sempre.”

Paz à sua Alma Serafim Riem