O reverendo afro-americano Jesse Jackson, defensor dos direitos dos afro-americanos e companheiro de luta de Martin Luther King, morreu esta terça-feira aos 84 anos, informou a família.

"Ele morreu hoje em paz rodeado pela sua família", assinalou, em comunicado.

O seu compromisso inabalável com a justiça, a igualdade e os direitos humanos ajudou a moldar um movimento global pela liberdade e dignidade, considerou a família.

Jesse Louis Jackson, Sr.(Greenville, 8 de outubro de 1941 — Chicago, 17 de fevereiro de 2026) foi um pastor batista e ativista político norte-americano. Participou, ao lado de Martin Luther King, Jr. da luta pelos direitos civis para os negros nos Estados Unidos e foi duas vezes pré-candidato do Partido Democrata (em 1984 e 1988) às eleições presidenciais no país.

.Jesse Jackson iniciou o seu ativismo na década de 1960 e fundou as organizações que mais tarde se fundiram para formar a Rainbow/PUSH Coalition. Expandindo o seu trabalho para assuntos internacionais na década de 1980, tornou-se um crítico acérrimo da administração Reagan e lançou uma campanha presidencial em 1984 que inicialmente visto como um candidato marginal, terminou em terceiro lugar na corrida à nomeação democrata, atrás do ex-vice-presidente Walter Mondale e do senador Gary Hart. Lançou uma segunda candidatura presidencial em 1988, terminando como segundo classificado, a seguir a Michael Dukakis.

Jackson era conhecido por atrair a atenção do público desde que começou a trabalhar para Martin Luther King Jr.

Em 1965, participou nas marchas de Selma a Montgomery organizadas por James Bevel, King e outros líderes dos direitos civis no Alabama. Impressionado com a determinação e as capacidades organizacionais de Jackson, Luther King cedo começou a dar a Jackson um papel na Conferência de Liderança Cristã do Sul (SCLC), embora estivesse preocupado com a aparente ambição e a procura de atenção de Jackson. Quando Jackson regressou de Selma, foi encarregado de estabelecer um escritório de primeira linha para a SCLC em Chicago.

Jesse Jackon morreu a 17 de fevereiro de 2026 em Chicago, aos 84 anos.[5]