Montenegro : Um bodozinho ao cota reformado…

Segundo o primeiro ministro e lider PSD, Luís Montenegro, na Festa do Pontal, os reformados vão receber um “suplemento extraordinário”, pago em outubro, destinado às pensões mais baixas.

Com isto, quem recebe até 509,26 euros terá um apoio de 200 euros, os que têm uma pensão entre 509,26 e 1018,52 receberá menos (150 euros) e para as pensões mais altas (entre 1018,52 e 1527,78) o valor será de 100 euros.

As associações de reformados, protestam e dizem que “não resolve nada”, é apenas um “penso rápido” e o necessário é “um aumento das pensões”.

Assim à Lusa, Isabel Gomes presidente da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos, afirmou que não é isto que os idosos necessitam.

“O que precisamos é de um aumento de pensões e o que colocávamos no início deste ano, de 7,5% sobre o valor de dezembro, num mínimo de 70 euros, é o fundamental porque os 100, 150 ou 200 euros de agora” não se vão alargar aos meses seguintes.

Maria do Rosário Gama, da As- sociação de Aposentados, Pen- sionistas e Reformados, concor- da: esta é “uma situação pontual, não-estrutural”, isto é, “começa e acaba no mesmo mês, paga-se em outubro e já não será paga mais vezes e, portanto, não resol- ve o problema das pessoas com pensões muito baixas”.

Na verdade nao há “…,um aumento de pensões, que possa fazer com que não haja reformados com pensões abaixo dos 591 euros [o valor que define o limiar de pobreza]”.

Disse o primeiro ministro que se “no próximo ano” houver “uma situação financeira igual”, serão tomadas decisões “de acordo com essa disponibilidade” e que será feito “acompanhando o aumento legal das pensões, com uma gestão equilibrada das con- tas públicas”.

A razão para criar este “suplemento extraordinário” não foi, no entanto, anunciada por Luís Montenegro, que garantiu apenas não olhar para “os apoios sociais para ter retorno eleitoral” e reiterou que o PSD não governa para “dar benesses”… mas lá que assim parece, assim parece!

Para se manter informado sobre os temas mais relevantes e impactantes que moldam o nosso país, como este anúncio do suplemento financeiro temporário para os reformados, é fundamental acompanhar as análises e reportagens de qualidade que só o **Estrategizando** oferece.

Assine o nosso jornal e faça parte de uma comunidade que valoriza a verdade, a profundidade e o pensamento crítico.
Não se deixe ficar pela superfície—junte-se a nós e explore os temas que realmente importam para o futuro de todos nós.

Antonio de Sousa