INAUGURADA PLACA EM HOMENAGEM A MARIA d’APPARECIDA

No domingo à tarde foi finalmente inaugurada a placa comemorativa que homenageia a cantora lírica afro-brasileira Maria d’Apparecida, que viveu por longos anos em Paris e fez sucesso nos palcos europeus. A placa diz:

MARIA dAPPARECIDA

1926  -  2017

Cantatrice

et

chanteuse Brésiliènne

à vécu ici de 1974 à 2017

 

A placa foi afixada no prédio onde Maria d’Apparecida morou durante 41 anos, no nº 19da Rue Auguste Vanquerie, no 16º arrondissement.

Como expressou Mazé Torquato Chotil, sua biógrafa e amiga, em publicação no Facebook: Feito! O céu se iluminou nesta tarde para a inauguração da placa comemorativa dedicada à cantora lírica e de MPB, Maria d'Apparecida, no prédio onde ela viveu, no número 19 da rue Auguste Vacquerie, no 16º arrondissement de Paris”.

Amigos, amigas e autoridades estiveram presentes no ato, que transcorreu ao som de canções e árias interpretadas pela saudosa cantora. Um acontecimento que agora ficará gravado na história de Paris e da França.

Para mostrar um pouco das realizações da cantora e de sua multifacética atividade, nada melhor do que anexar abaixo o vídeo do Youtube com a entrevista que ela fez com Jorge Amado, gravada em francês e intermeada por canções de seu disco Brasileiríssimo, um verdadeiro achado, de estimado valor histórico. Antes da entrevista, o vídeo trás os mais importantes flagrantes do comovente acontecimento.