O mês de março de 2025 reserva um conjunto fascinante de eventos astronómicos, desde a maior elongação de Mercúrio, passando por um eclipse lunar total, um eclipse solar parcial, e culminando no início da primavera.

Destaques Astronómicos do Mês

🔹 1 de março – A Lua passará extremamente próxima de Mercúrio, ocultando-o no continente australiano.

🔹 6 de março – A Lua entra na fase de Quarto Crescente, posicionando-se na constelação do Touro, perto do planeta Júpiter.

🔹 8 de março – Mercúrio atinge a sua maior elongação a leste, permitindo observá-lo mais facilmente ao anoitecer. No entanto, na segunda metade do mês, tanto Mercúrio como Vénus estarão muito próximos do Sol, tornando a sua observação difícil.

🔹 9 e 10 de março – A Lua aproxima-se dos planetas Marte e da estrela Pólux, a gigante vermelha mais brilhante da constelação dos Gémeos.

🔹 12 de marçoSaturno em conjunção com o Sol, tornando-se praticamente invisível durante o mês.

🔹 14 de março – O céu será palco de um Eclipse Lunar Total, visível em Portugal Continental e nos Açores. A Lua começará a entrar na penumbra da Terra pelas 4h da manhã, atingindo a umbra (fase total do eclipse) às 5h26. No continente, a totalidade do eclipse não será visível na fase final, pois a Lua irá pôr-se antes do término do fenómeno. Nos Açores, o eclipse poderá ser acompanhado até às 7h20 (hora local).

🔹 16 de março – A Lua nasce junto à estrela Espiga, da constelação da Virgem. Esta noite terá 12 horas de duração, um fenómeno muitas vezes erroneamente associado ao equinócio.

🔹 20 de março – Às 9h02 (hora continental) ocorre o Equinócio da Primavera, marcando o início oficial da nova estação no hemisfério norte.

🔹 22 de março – A Lua entra na fase de Quarto Minguante.

🔹 29 de marçoLua Nova e Eclipse Solar Parcial. O alinhamento do Sol, Lua e Terra criará um eclipse solar parcial, visível em Portugal. No Continente, o eclipse terá início por volta das 9h30, atingindo o seu máximo às 10h30, quando cerca de 40% do disco solar estará encoberto. Nos Açores, a cobertura será ainda maior, chegando a 60%. O fenómeno terá início às 8h17 (hora local) e terminará duas horas depois.

🔹 30 de março – A Lua atinge o perigeu, aproximando-se mais da Terra. Na mesma madrugada, entrará em vigor a hora de verão. À 1h da manhã (hora continental), os relógios devem ser adiantados uma hora.

Com um mês recheado de eventos celestes marcantes, astrónomos amadores e curiosos têm uma excelente oportunidade para explorar o céu noturno e testemunhar alguns dos mais belos fenómenos do universo.

🌠 Boas observações!

---

Fonte: Associação Portuguesa de Imprensa

Fernando J.G. Pinheiro (IPMA)