Famílias caminharam juntas sob os ciprestes e fontes; crianças se maravilharam com a cúpula brilhante do Santuário; diplomatas, líderes da cidade e moradores pararam para refletir na tranquilidade dos jardins; e milhares de pessoas adentraram os recintos sagrados do Santuário para oração, meditação e contemplação silenciosa.
Muitos também assistiram ao filme “A Vinha do Senhor”, que oferece uma introdução à história e aos ensinamentos da Fé Bahá’í, bem como uma visão geral dos Lugares Sagrados Bahá’ís na região de ‘Akká/Haifa.
“Esperamos que a visita a esses locais sagrados à noite e a experiência da interação entre flores, paisagismo, água e luzes tenham trazido uma alegria especial aos corações de todos”, disse David Rutstein, Secretário-Geral da Comunidade Internacional Bahá’í.
A iniciativa “Terraços à Noite” — realizada pela primeira vez em 2019 para comemorar o bicentenário do Nascimento do Báb — tornou-se um evento querido em Haifa.
O Báb, Profeta-Arauto da Fé Bahá’í, convocou a humanidade à renovação espiritual e à unidade; Seu Santuário agora é um símbolo dessa visão.
A Casa Universal de Justiça escreveu que a beleza dos terraços e jardins que adornam Seu local de descanso “são simbólicos da natureza da transformação que está destinada a ocorrer tanto nos corações dos povos do mundo quanto no ambiente físico do planeta”.
Ao falar sobre a atmosfera das noites, Tjireya Tjitendero, consultora sênior do Secretariado da Comunidade Internacional Bahá’í, disse: “Pessoas de todas as religiões, culturas e origens se reúnem aqui, unidas por um sentimento compartilhado de admiração.
“O que emerge é admiração e reconhecimento de algo maior do que nós mesmos — um senso de unidade que deixa os visitantes com uma alegria renovada”.
O evento deste ano atraiu embaixadores e representantes diplomáticos de países como Bulgária, República Tcheca, Chipre, Estônia, França, Quênia, Tanzânia e Vietnam, muitos dos quais acompanhados de suas famílias.
O prefeito de Haifa e outros líderes civis e religiosos também estavam entre os convidados. Cerca de 100 dignitários se reuniram na Casa dos Peregrinos de Haifa, sob a égide do Secretariado da Comunidade Internacional Bahá'í.
O prefeito Yona Yahav falou sobre a importância dos jardins: “Os Jardins Bahá’ís e o Santuário neles localizado são um patrimônio religioso e cultural da mais alta ordem para Haifa e o Estado de Israel, e sua beleza espetacular é um fenômeno global extraordinário.
“A conexão entre a cidade de Haifa, a Fé Bahá’í e os jardins é um laço único de fraternidade e conexão, porque Haifa é um símbolo de vida compartilhada.”
Um visitante, falando com um guia, explicou que cada passo que dava nos terraços o aproximava de um senso mais profundo de sua própria existência espiritual.
Ao longo das duas noites, as famílias participaram de uma iniciativa artística coletiva, contribuindo com mensagens e desenhos que expressavam suas reflexões sobre a experiência. Crianças e adultos compartilharam pensamentos sobre unidade e um mundo harmonioso.