A cidade de Leiria prepara-se para uma celebração memorável dos 51 anos da Revolução de Abril com a Festa do Povo, um evento que junta música, tradição, folclore e cidadania num programa repleto de emoções e símbolos identitários da região.

Entre os grandes destaques, contam-se os concertos de Gisela João e Sérgio Godinho, bem como a atuação de 650 músicos filarmónicos, naquele que será o maior encontro de bandas do concelho. A edição deste ano promete ainda a realização da maior dança tradicional da Alta Estremadura alguma vez vista em Leiria.

Segundo a programação divulgada pela Câmara Municipal de Leiria, a Festa do Povo arranca no dia 24 de abril, às 19h00, no Jardim Luís de Camões, com a inauguração oficial. Nessa noite, o Largo do Papa recebe os espetáculos da banda LUZIA e da fadista Gisela João, a partir das 21h30.

No feriado de 25 de Abril, as comemorações começam pelas 10h00 com o hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho, ao som da Filarmónica do Arrabal e com a participação do Regimento de Artilharia nº4. Segue-se, às 11h00, a sessão solene no Teatro Miguel Franco, com discursos institucionais e a atuação do coro Ninfas do Lis, sob direção do maestro Mário Nascimento.

Durante a tarde, o Largo do Papa volta a ser palco da música, com o concerto “Acerca da Liberdade” pelo Ensemble de Metais de Leiria e a homenagem a José Afonso pelas Ninfas do Lis. À noite, sobem ao palco Carlos Alberto Moniz e Sérgio Godinho & Os Assessores, num espetáculo que promete marcar a memória coletiva.

No sábado, 26 de abril, o destaque vai para o FILARFEST – Festival Filarmónico, que junta as 11 bandas filarmónicas do concelho de Leiria, num total de mais de 650 músicos. A atuação começa às 18h00, no Largo do Papa, e celebra a música como elemento diferenciador do território. O evento é promovido pela Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, com o apoio da Câmara Municipal.

“Esta iniciativa evidencia o trabalho de preservação e valorização do património musical da região e reforça o papel das bandas filarmónicas como agentes culturais e associativos fundamentais”, sublinhou o município, que recorda ainda que Leiria é Cidade Criativa da Música da UNESCO.

A Festa do Povo encerra no domingo, 27 de abril, com a primeira edição do evento “FOLK IN 1000”, que trará à cidade um desfile etnográfico com mil elementos dos ranchos folclóricos da região, todos trajados a rigor, culminando na maior dança tradicional portuguesa executada na Alta Estremadura.

Ao longo de todo o evento, Leiria viverá também momentos de artesanato ao vivo, gastronomia regional, animação itinerante, mercado tradicional e poesia a cargo do Sísifus Coletivo de Expressão.

Com entrada livre, a Festa do Povo é organizada pela Câmara Municipal de Leiria, em parceria com a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e a Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, numa verdadeira ode à liberdade, identidade cultural e força da comunidade.