E para o efeito o primeiro encontro será com o presidente da Comissão de Energia e Petróleo, da Assembleia Nacional (AN, parlamento),  o luso-descendente Orlando Camacho, que também preside ao Grupo de Amizade Parlamentar Venezuela-Portugal.

"Sempre procurei e continuo a procurar garantir que o PS estará mais próximo de quem está mais longe e de quem vive dificuldades e especiais responsabilidades", disse.

José Luís Carneiro chegou a Caracas, acompanhado pelo presidente do grupo parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, e pelo responsável pelo departamento das Comunidades Portuguesas do PS, Paulo Pisco.

"Queremos assegurar que as autoridades parlamentares, que as autoridades do Executivo, podem contar com o partido Socialista português para garantir que, em sede da nossa Comissão dos Negócios Estrangeiros e também em sede parlamentar, procuraremos contribuir para que essa

José Luís Carneiro contatará  com o vice-presidente da AN Pedro Infante, e o ex-ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza.

"Temos prevista uma reunião com Yván Gil, o ministro dos Negócios Estrangeiros, com quem procuraremos tratar de temas mais de natureza política e relacionados com as nossas relações bilaterais e com o modo como poderemos contribuir para que os objetivos de transição política e de consolidação política democrática e pacífica possam ocorrer em toda tranquilidade e com toda tranquilidade", disse o secretário-geral do PS.

Haverá  ainda um encontro com o presidente da Comissão Presidencial Para a Paz e Convivência Democrática, Ernesto Villegas.

Uma visita ao Centro Português de Caracas e uma reunião com a reitoria da Universidade Central da Venezuela, para tratar de assuntos relacionados com a língua e cultura portuguesa na Venezuela serao ou outros passos da delegaçao socialista.

Carneiro manterá ainda encontros com várias organizações não-governamentais e fará uma visita a uma instituição de Apoio Social para Idosos Carenciados e Emigrantes Carenciados.

"Temos encontros com a comunidade voltados mais para questões sociais, com os nossos empresários, que têm uma função vital na vida económica da Venezuela, [para] ouvi-los e compreender as suas dificuldades, mostrando-lhes a nossa disponibilidade e proximidade, porque é particularmente importante mostrar à comunidade que, em momentos especialmente difíceis, o Partido Socialista português e os seus responsáveis máximos estão solidários com as suas preocupações e que procuraremos, como sempre, manter canais de diálogo construtivo com as autoridades", disse o ex-secretário de Estado das Comunidades.

Para além de Caracas, a delegação prevê encontrar-se com portugueses nas cidades de Maracay, Valência, Los Teques e La Guaira, e visitar o Lar Geriátrico Luso-venezuelano de Arágua, as Casas Portuguesas de Arágua e Carabobo, o Centro Social Madeirense e o Centro Luso-venezuelano de La Guaira.

"Temos encontros [marcados] com mais de 40 entidades representativas dos vários setores da comunidade. Procuraremos manter vivos os canais de diálogo, de comunicação e de cooperação com o movimento associativo, empresarial (...) e também com as autoridades políticas, na Assembleia Nacional e no Governo", disse.