NOTA DE IMPRENSA
Durante a competição, Inês Ferreira destacou-se na prova “Partilha de Sabores”, onde apresentou aos jurados produtos gastronómicos emblemáticos do concelho de Torres Vedras. Foram apresentados os Vinhos Premiados de Torres Vedras 2024, nomeadamente o Caves Dois Portos Grande Reserva Tinto 2020 e o Caves Dois Portos Reserva Arinto Branco 2023, ambos da Adega Cooperativa de Dois Portos, assim como o Pastel de Feijão premiado em 2024, da Massa Mãe com Alma, e a tradicional Sandes de Cozido. Esta prova teve como objetivo demonstrar a ligação entre o território e os seus produtos de excelência, sublinhando a importância da gastronomia e da viticultura no desenvolvimento e na promoção turística de Torres Vedras.
Além desta prova, a candidata participou no desfile de Traje Regional, envergando um traje saloio usado pelas camponesas que eram mulheres que trabalhavam no campo, complementando o trabalho dos homens. Posteriormente, no desfile de Vestido de Gala, teve a oportunidade de fazer um convite enoturístico ao público, promovendo Torres Vedras como um destino de eleição no panorama do enoturismo em Portugal, destacando a riqueza das experiências enoturísticas que a região tem para oferecer.
A gala, que teve lugar pelas 21h30 no Paço Ducal, terminou com a eleição de Inês Carvalho, do município de Palmela, como Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal 2025. O título de 2.ª Embaixadora foi atribuído a Constança Alexandre, do município de Azambuja e o de 3.ª Embaixadora a Diana Martinho, do município de Alenquer.
Além dos três primeiros lugares, outros prémios foram entregues: o Prémio Simpatia foi atribuído a Matilde Ribeiro, do município de Arcos de Valdevez, e o Prémio Fotogenia a Inês Carvalho, do município de Palmela. O prémio “A Mais Popular Online”, resultante da votação do público no site oficial do concurso, foi também atribuído a Inês Carvalho, do município de Palmela.
O concurso Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal, visa sensibilizar as novas gerações para o mundo rural, enaltecendo as tradições vitivinícolas e a cultura dos territórios envolvidos. A edição deste ano teve como parceiro o Município de Vila Viçosa, Cidade do Vinho 2025, e sublinhou a importância do enoturismo e da valorização dos produtos regionais como motores de desenvolvimento local.
Carolina Gomes
Comunicação | Assessoria de Imprensa