O governo do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, confirmou o desenvolvimento da primeira estação espacial do país, chamada Bharatiya Anatriksh, um marco que mostra um novo capítulo na ambiciosa corrida espacial do país.
O projeto Bharatiya Anatriksh faz parte do programa Gaganyaan, que realizará voos espaciais tripulados e construirá uma estação espacial nacional.
A construção da estação espacial, com lançamento previsto para daqui a onze anos, é uma prioridade para o governo indiano, onde se incluem viagens à Lua em 2040.
O desenvolvimento do primeiro módulo da estação espacial permitirá a realização de missões de teste que permitirão avaliar a tecnologia de construção e operação da estação.
Espera-se que Bharatiya Anatriksh venha a ser um centro de pesquisa científica em microgravidade, impulsionando a inovação em vários campos.
Este ambicioso projecto terá também um impacto positivo na economia indiana, trazendo novos empregos na indústria espacial e sectores associados.
Espera-se que inspire novas gerações a se dedicarem a carreiras em ciência e tecnologia com esta decisão a representar um passo crucial no fortalecimento do sector espacial indiano e na consolidação da sua posição como uma potência espacial global.