CPLP
21 Junho 2023 21:23
Inauguração da exposição “de Dentro e Fora” e mostra de cinema em Bissau
Da Embaixada da Republica de Cabo Verde em Portugal - Inauguração da exposição “de Dentro e Fora” e mostra de cinema em BissauNo âmbito das comemorações da Proclamação da Independência...
Joffre Justino
Diretor / Jornalista
Da Embaixada da Republica de Cabo Verde em Portugal - Inauguração da exposição “de Dentro e Fora” e mostra de cinema em BissauNo âmbito das comemorações da Proclamação da Independência de Cabo Verde, vão decorrer diversas iniciativas de cariz cultural, de 5 a 12 de julho, em Bissau. A exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” e uma mostra de cinema, ao longo de três sessões.As iniciativas são organizadas pela Embaixada de Cabo Verde em Bissau, em parceria com a Câmara Municipal de Bissau, Camões - Centro Cultural Português em Bissau, Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen, Embaixada de Cabo Verde em Portugal, Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e UCCLA.Com a curadoria de Ricardo Barbosa Vicente, a exposição “de Dentro e Fora”, que se divide em dois núcleos, será inaugurada no dia 5 de julho, às 18 horas, no Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen, e no dia 7 de julho, às 18 horas, no Camões - Centro Cultural Português em Bissau, estando ambos os núcleos patentes ao público até ao dia 12 de julho.Trata-se de uma reprodução e adaptação da exposição que decorreu em Lisboa - estabelecendo a relação entre os três países, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal - que irá promover os artistas cabo-verdianos além ilhas. A exposição integrará 32 artistas e 28 obras de diferentes técnicas, como áudio, escultura, fotografia, pintura, literatura, tapeçaria, entre outras.Atendendo que, este ano, se assinala o cinquentenário do assassinato de Amílcar Cabral e, em 2024, o centenário do seu nascimento, será, também, produzido um apontamento de homenagem à personalidade no âmbito desta celebração.
Lista de artistas:
Abraão Vicente
Adílio Felsing
Ana Marta Clemente
António Garcia
Amílcar Cabral
Bela Duarte
Bento Oliveira
B.Léza
Carlota de Barros
Carlos Noronha Feio
David Levy Lima
Domingas
Francisco Vidal
Gildoca Barros
Jacira da Conceição
José Luiz Tavares
José Matos Alves
Kiki Lima
Kuny Mendes
Luísa Queirós
Manu Soares
Manuel Figueira
Marcelino Santos
Maria de Lurdes Vieira
Oleandro Pires Garcia
Petra Preta
Raquel Carvalho
Ricardo Barbosa Vicente
Tchalé Figueira
Yuran Henrique
Zenaida Chantre
Zurc
Paralelamente, decorrerá uma mostra de cinema, ao longo de três sessões na combinação de curtas e longas-metragens, a saber:
5 de julho, às 19 horas - Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen (Praça Che Guevara)
Longa-metragem “O Poeta da Ilha” (2022) de Júlio Silva, que conta com a presença do realizador.
Gravado nas ilhas de São Vicente e Santo Antão, esta longa-metragem retrata a luta clandestina pela independência em Cabo Verde, procurando sensibilizar e preservar a memória para as gerações futuras;
7 de julho, às 19 horas - Camões - Centro Cultural Português em Bissau (Av. Cidade de Lisboa)
Longa-metragem “Cesária Évora” (2022) de Ana Sofia Fonseca
A “diva dos pés descalços”, a icónica Cesária Évora num documentário que mostra imagens nunca vistas e oferece uma visão nunca explorada sobre a vida da cantora cabo-verdiana que, apesar de não corresponder ao modelo normal de sucesso, foi capaz de superar todas as condições que normalmente a afastariam da ribalta. Esta é a história de uma mulher negra, africana, com mais de cinquenta anos e vinda de um contexto pobre, cujo único sonho era ser livre;
12 de julho, às 19 horas - Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen (Praça Che Guevara)
Curta-metragem “Hora di Bai” (2016) de Samira Vera-Cruz
Curta-documentário sobre os rituais de despedida na Hora da Morte na ilha de Santiago, Cabo Verde. Foi exibido em festivais e mostras em Angola, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Estados Unidos da América, Guiné-Bissau, Macau, Madagáscar, Moçambique, Polónia, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste;
Longa-metragem “Daniel e Daniela” (2022) de Sofia Pinto Coelho
Daniel e Daniela é a história de um pai que leva a filha numa viagem às suas origens. Ao sabor de surpresas e imprevistos, percorrem Cabo Verde, São Tomé e Guiné-Bissau, ambos guiados pela vontade de ver, conhecer e conversar. Entre risos, canções e livros, tudo o que irão encontrar pelo caminho é pretexto para mais uma história que entrelaça passado e presente, entre núbios, cartagineses e egípcios, escravatura e colonialismo, racismo e preconceito; tudo é matéria para mais uma lição de Filosofia, uma reflexão sobre a História de África ou os desafios do desenvolvimento. Daniel, de 83 anos, quer deixar à sua filha Daniela, de 12, conhecimento e pensamento crítico, preparando-a para o futuro com o coração cheio de esperança e liberdade. Afinal, nas palavras do próprio Daniel: “o maior investimento é o humano”.
A entrada é livre.
Exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde”:
A exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” esteve patente ao público de 15 de novembro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022, em dois locais da cidade de Lisboa - Centro Cultural de Cabo Verde e UCCLA. A exposição contou com a parceria da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, entre outros parceiros e apoios locais.
Teve como objetivo convidar o visitante a refletir sobre a condição transnacional dos artistas de Cabo Verde, um país onde a diáspora tem uma marcante e assinalável dimensão com repercussão inequívoca nas artes plásticas. Os autores, na sua produção artística, influenciam e são influenciados não apenas pelas suas raízes, mas também por todo o contexto dos novos países onde vivem ou viveram, pelos quais viajaram e onde produziram as suas obras.
Estiveram representados 36 artistas, com 66 obras agrupadas em sete diálogos improváveis - mar, música, literário, mulher, memória, natureza e têxtil -, aparentes ou possíveis, realizados por diferentes intervenientes com abordagens plásticas distintas sobre os mesmos temas. Com a curadoria de Ricardo Barbosa Vicente, esta exposição foi considerada a maior mostra das artes visuais desde a independência de Cabo Verde.
A intenção do curador é que a exposição seja alvo de itinerância e, com o convite endereçado pela Embaixada de Cabo Verde em Bissau, procedeu-se à realização da mesma por forma a assinalar a data da Proclamação da Independência de Cabo Verde.
Fotografias da exposição https://www.uccla.pt/exposicao-de-dentro-e-fora-coletiva-de-artistas-de-cabo-verde
Joffre Justino