Esta realidade, haver em Portugal mais emigrantes que imigrantes, leva-no a uma vetusta frase mil vezes citada “é a economia estúpido ou à IA style “"It's the economy, stupid" (É a economia, idiota) é uma pequena variação da frase "The economy, stupid" (A economia, idiota), cunhada em 1992 por James Carville, então estrategista da campanha presidencial de Bill Clinton contra George H. W. Bush, presidente dos Estados Unidos na época.”

Os imigrantes nao entram em Portugal para substituir os saídos emigrantes ocupando postos de trabalho deixados por eles vagos!

Não,  os emigrantes saiem de Portugal porque a satisfação das suas necessidades e motivações não são garantidas nesta lusa economia, tendo em conta os baixíssimos salarios e as perspectivas de prolongadas más condições de vida!

Ja os imigrantes ( e cada vez mais), entram em Portugal num outro fluxo em nada  condicente com o anterior de ocupação de postos de trabalho impostos por uma economia sazonal esses de salarios de efetiva miseria e vividos em condições desastrosas!

Fala Gonçalo A Ribeiro em que os vencedores na liça sobre a constituicionalidade da PSD/CDS/chegana lei dos estrangeiros transportaram para o plano constitucional as convicções que legitimamente têm enquanto Cidadaos, condenando tal por escolha ideológica!

Tanto quanto tambem o sao as opções do cidadao Gonçalo A Ribeiro como as do PSD/CDS/cheganice na estruturação desta Lei dos Estrangeiros !

Vivem em Portugal 9,1 milhoes de portugueses sendo a população portuguesa entao de cerca de 11,2 milhoes ( residentes + emigrantes ) pelo que existem em Portugal 14,3% de imigrantes

A primeira reflexão nao ideologica vem acima a economia portuguesa nao satisfaz as necessidades e motivaçoes de 2,1 milhoes de portugueses isto é de 18,8 % das e dos portugueses!

Ja houve tempo em que uma parcela dos emigrantes eram refratários e ou desertores mas agora nao simplesmente recusam uma economia que nao os integra adequadamente!

A segunda reflexao tem a ver sim com ideologia pois trata do desprezo com que a larga parte do patronato trata a Cidadania ( portuguesa ou imigrante) realçando um comportamento xenofobo, elitista, racista, face à classe trabalhadora, mostrando bem os valores que esta elite transporta.

A terceira reflexão é, a ser verdade, ideologica e manipuladora, pois sucede que se saberia no PSD/CDS, e até talvez na cheganice,  que esta Lei dos Estrangeiros nao passaria mas que havia que apresentá-la para colher frutos no azedo arvoredo chegano!

Depois das vichyssoises e dos golpes de secretaria de MRSousa já nada nos espanta!

Mas enfim desta feita ganhou a ideologia das Esquerdas sobre a ideologia das Direitas !