BUDAPESTE - Numa demonstração de desportivismo e amizade que ecoou pelas pistas, as atletas Nina Kennedy, da Austrália, e Katie Moon, dos EUA, fizeram história ao decidirem partilhar a medalha de ouro no salto com vara nos Campeonatos Mundiais de Atletismo. Numa final emocionante da prova do triplo salto, ambas as atletas conseguiram marcas acima dos 4,90 metros e, num momento de cumplicidade, acordaram não dividir, mas sim partilhar o lugar mais alto do pódio.

Este gesto notável evoca lembranças de outros momentos memoráveis de desportivismo no mundo do atletismo. Há dois anos, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, Gianmarco Tamberi e Mutaz Barshim emocionaram o mundo ao decidirem partilhar o ouro no salto em altura masculino. Agora, em Budapeste, é a vez das mulheres deixarem a sua marca na história com um ato de união e respeito mútuo.

A decisão de partilhar o ouro surgiu após ambas as atletas não conseguirem ultrapassar a marca dos 4,95 metros em três tentativas. Com o desempate por morte súbita no horizonte, Nina Kennedy surpreendeu todos ao perguntar a Katie Moon: “Hey girl, queres partilhar isto?” Este momento de genuíno companheirismo foi testemunhado por todos os presentes no estádio, que aplaudiram a decisão das atletas.

Para Katie Moon, detentora do título olímpico e mundial, a oferta inicial de Kennedy apanhou-a de surpresa. “Quando a final começou, pensei que partilhar uma medalha de ouro não seria a melhor opção para mim”, disse Moon. No entanto, a tensão transformou-se em alívio e alegria quando ambas perceberam que estavam a partilhar um momento histórico.

Nina Kennedy expressou a sua admiração pela colega atleta, chamando-a de “GOAT [Greatest of All Time] da modalidade”. A australiana estava visivelmente emocionada ao passear pela pista com a bandeira do seu país. Entretanto, Katie Moon partilhou a sua satisfação por não ser a única a receber uma medalha de ouro nos Campeonatos Mundiais.

Este gesto de desportivismo não só reforça os valores de fair play e respeito no atletismo, mas também mostra a força da amizade e união desportiva. À medida que estas duas talentosas atletas partilham o ouro e sorrisos sinceros, deixam uma marca duradoura não apenas no mundo do atletismo, mas também nos corações de todos os que testemunharam este momento inspirador.