A reação foi positiva e quase imediata junto do BE, do Livre e do PAN que denuncia que esta loucura é um desastre para o futuro ambiental do País
No Público, no artigo “A grande entorse” Helena Roseta uma arquiteta expert portanto no tema da habitação defende que esta política do Governo “abre intempestivamente novas oportunidades para a desordem territorial e para o agravamento do preço da habitação”.
Helena Roseta o diploma como “não se trata de uma pequena alteração” à lei, mas uma “entorse significativa”, pois “passa a permitir-se construir habitação, sem alterar planos em vigor através da deliberação dos órgãos municipais, mas agora também em solo rústico privado”, explica.
“O diploma mantém algumas restrições resultantes da Reserva Agrícola e da Reserva Ecológica nacionais e obriga a que pelo menos 70% da área construída seja para habitação dita ‘de valor moderado’, podendo o restante destinar-se ao mercado livre”, acrescenta.
No entanto, tece críticas ao que a lei considera ser esse “valor moderado”: “Pasme-se: é um valor que não exceda 125% da mediana de preço de venda no concelho, nem 225% da mediana nacional.”!
Esperemos que toda a Esquerda se une à volta da denuncia feita por Helena Roseta!