Grande Oriente Lusitano, GOL, vai aprovar a entrada de mulheres na sua obediência Maçónica

O tema, central e um dos que dividem as Maçonarias começou a ser debatido nesta tarde de sábado numa reunião que decorre no palácio maçónico e é dirigida por Manuel Machado

O Grande Oriente Lusitano (GOL) começou ontem sábado, 19.10, a debater a alteração da sua constituição e finalmente abrir as portas para que as mulheres possam entrar nesta obediência Maçonica!

Será na Grande Dieta, que cerca de 200 maçons, decidirão um tema que põe a Maçonaria com 106 anos de atraso face Representation of the People Actde 1918, que estabeleceu o voto feminino no Reino Unido e bem mais face ao combate feminista!

“Vamos abrir o processo de revisão da constituição para que o GOL possa passar a iniciar mulheres nas suas lojas”, confirmou um maçon à CNN Portugal, recordando que o tema promete continuar a gerar polémica com ameaças de sair da obediência caso tal aconteça.  

Este debate na Grande Dieta será liderado por Manuel Machado, o socialista que durante anos presidiu à Câmara Municipal de Coimbra e à Associação Nacional de Municípios.

Foi eleito entre os maçons para dirigir este parlamento maçónico e antes deste processo de revisão da lei se iniciar, Manuel Machado pediu um parecer ao tribunal maçónico para saber se a entrada das mulheres teria mesmo de ser alvo de uma mudança constitucional ou bastaria uma simples alteração dos estatutos e o tribunal, chefiado pelo maçon Francisco Pimentel, considerou que deixar entrar mulheres no GOL podia, à luz da lei interna atual, ser inconstitucional.

Foi pois necessário mudar a constituição para  que o GOL se transforme numa obediência mista.

A maioria das Lojas como já revelou o próprio Grão-mestre, Fernando Cabecinha, concordaram com a ideia de aceitar as Mulheres.