Não há água nos locais certos mas o governo PSD/AD ( sem PPM…), mete água a toda a força!

Agora fugiram 5 reclusos da prisão de Vale de Judeus, em Alcoentre, e a notícia virou internacional, fragilizando a imagem do país, pois os protagonistas da fuga vão fazendo primeira página nos jornais dos seus países de origem até nos paises irmãos dos PSD/AD( sem PPM).

Nata bene : estes 5 nada têm a ver com os 5 da Enid Blyton !

O diretor nacional da Polícia Judiciária, PJ, disse no domingo, na sede do Sistema de Segurança Interna, SIS, em Lisboa, que os 5 homens que fugiram são "gente muito violenta, com enorme capacidade de mobilidade". 

Ninguém calou entretanto a irresponsabilidade de toda a justiça no caso, com juizes e juntarem estes tais perigosos como se de “gente banal da droga” fosse!

Segundo Luís Neves a PJ está a levar a cabo uma investigação para saber de que forma ocorreu a fuga e quem está por detrás dela.

Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos. 

BBC, Daily Mail, Mirror, The Telegraph ou o The Independent tudo do país que mais turistas exportou para Portugal ( contando os reformados cá viventes!) contam a história da fuga, referindo-se ao britânico como um criminoso "extremamente perigoso".


The Telegraph
© The Telegraph
 
O tal Mark foi condenado por roubo e sequestro e deu entrada em Vale de Judeus a 12 de agosto de 2020, transferido do Estabelecimento Prisional do Monsanto onde umpria uma pena de nove anos.

Sky News
© Sky News
 

Na Argentina, a fuga do recluso de nacionalidade argentina está a ser vista como mais um episódio de um "Escândalo sem fim". 

Clarín
© Clarín
 
Rodolf José Lohrmann, de 59 anos, é o autor de um crime que ainda hoje continua sem respostas.

O homem foi o responsável pelo rapto de Cristian Schaerer, em 2003. A vítima tinha 21 anos quando despareceu a caminho de casa.

A família chegou a pagar mais de 277 mil dólares pelo resgate da vítima, mas o corpo de Cristian nunca apareceu.

Até hoje, ninguém sabe o que lhe aconteceu.


Infobae
© Infobae
 
A fuga e a primeira reação da ministra da Justiça
Os 5 reclusos tinham sido condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão - pelo 'meio', estão crimes estão tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.

O advogado de dois dos 5 homens que fugiram no sábado da prisão de Vale dos Judeus, em Alcoentre, afirmou hoje que nem ele nem as famílias dos foragidos sabiam de um plano de fuga e desconhecem os paradeiros… imagine-se!

Há cada crença!

A fuga dos cinco evadidos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus foi registada pelos sistemas de videovigilância pelas 09h56, mas só foi detetada 40 minutos depois, quando os reclusos regressavam às suas celas.

Entretanto a ministra da Justiça mais silenciosa do mundo, Rita Júdice, indicou, ao jornal Observador, que irão ser apresentadas "conclusões e decisões" sobre a evasão em "breve", não tendo dado mais indicações, a não ser que está a reunir "informações" junto dos serviços prisionais… espetacular visao da justiça!

Além do "silêncio do Governo", o comentador político Marques Mendes descreveu também como "insólito e até incompreensível" que o Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus tenha um diretor interino "há vários meses"… e depois queixam-se gritando no meio do silencio… desesperado!

Segundo avançou no sábado a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), uma avaliação preliminar, com recurso a imagens de videovigilância, aponta que a fuga dos 5 homens ocorreu pelas 10:00 "com ajuda externa através do lançamento de uma escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior".

"Conforme o protocolo, foram feitas imediatamente comunicações devidas aos órgãos de polícia criminal com vista à recaptura dos evadidos", acrescentou o organismo em comunicado.

O Sistema de Segurança Interna (SSI) indicou também no sábado ter sido "agilizada a cooperação policial internacional" para a captura dos cinco reclusos que fugiram.

Porque não falamos antes dos presos fugidos?

a) porque decidimos esperar pelo governo
b) porque deixamos os alarmismos para o PR e a sua presidencia

Um, posso dizer amigo meu, dedicado a varias atividades pouco legais, passou 3 anos numa das lusas prisões

Quando entrou era um cidadão altamente confiante em si mesmo, e vivia bem atento à família

Pois bem, quando saiu vi um homem vencido e nunca mais recuperou

Este é um entre muitos exemplos do efeito de um tempo passado numa prisão!

Por cá, preocupam-se em saber se há mais nacionais ou mais estrangeiros nas lusas prisões, e ninguém quer saber em que condições se trabalha nas mesmas, e agora tal vê-se na recente fuga de presos chamados perigosos!

A prisão é uma escola de crime todos o sabem e ninguem se preocupa enquanto os juizes se dedicam levianamente a encher as prisões de todo o tipo de pessoas, indiscriminadamente, gerando desastre a seguir a desastre, criminoso a seguir a criminoso!

Reduzam o numero de condenados sob prisão, criem condenações sob controlo, centradas nas habitações dos condenados e com obrigatoriedade de servir a comunidade !

E façam mais técnicos de inserção a ver se temos menos hipóteses de ter mais 5’os como os deste filme policial série B.

 

Nota especial

 

Para que possamos continuar a trilhar o caminho do jornalismo fraterno e solidário, comprometido em garantir que a verdade seja sempre o nosso norte, convidamo-lo a assinar o jornal online Estrategizando. Num tempo em que a justiça e a segurança se veem tão vulneráveis, como demonstrado pela recente fuga de presos de Vale de Judeus, é essencial que os cidadãos estejam informados de forma rigorosa e independente.
A sua assinatura permite-nos aprofundar as investigações, trazer à luz os factos e responsabilizar quem de direito, sempre com o objetivo de construir um país mais justo e consciente.

Juntos, podemos ser a voz que ecoa a verdade!