A foto surgiu como sendo uma "rara fotografia de Mona Lisa e Leonardo da Vinci tirada em Florença em 1504”, gerada na verdade pela inteligência artificial, mas que confundiu não poucos utilizadores da internet.

Chegou entretanto a uma publicação do Reddit com a legenda "Leonardo Da Vinci e Mona Lisa 1504" e espalhou-se rapidamente por várias plataformas das redes sociais incluindo o Facebook e o TikTok. O tom sépia, dá-lhe uma aparência envelhecida e autêntica.

A revelação da não-autenticidade da imagem pode ser verificada no fundo, onde aparece a pintura de outra mulher na mesma pose e roupas da famosa Mona Lisa com as mãos estranhamente contorcidas que são aliás, uma das formas mais rápidas de identificar imagens geradas por IA.

O mais importante é que a fotografia só foi inventada séculos depois de 1504 e nem o genial Da Vinci avançou para a fotografia retratista fenomenal que era.

Alias a primeira fotografia bem-sucedida da natureza só foi capturada por volta de 1826 ou 1827 por Joseph Nicéphore Niépce, usando um dispositivo conhecido como câmera obscura.

Embora os detetives da internet tenham sido rápidos em identificar a "foto" como encenada, houve sérias criticas dizendo que tais imagens deveriam vir com rótulos de IA, pois "muitas pessoas crédulas considerarão isso como história real".

A IA tem enorme capacidade de geração de imagens realistas, e o ocorrido também serve como um lembrete do potencial de desinformação através de tais criações.

Joffre Justino

---



*) Considere apoiar o “Estrategizando” com contribuições trimestrais de 18 euros, semestrais de 36 euros ou anuais de 60 euros, utilizando as informações bancárias fornecidas. O seu apoio é fundamental para continuarmos a informar e analisar questões críticas como esta.

NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7

ou

Entidade: JOFFRE JUSTINO

IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL (solicitamos também o envio de um e-mail para editor@estrategizando.pt com o nome, o endereço e o seu comprovativo do valor da transferência realizada).