Serão repostos nesses dias os quatro filmes nomeados à categoria de Melhor Filme dos Prémios Sophia 2024, os 'Óscares' portugueses, - "Great Yarmouth - Provisional Figures", de Marco Martins, "Mal Viver", de João Canijo, "Nação Valente", de Carlos Conceição, e "The Nothingness Club - Não Sou Nada", de Edgar Pera.
Este retorno às salas de cinema acontece no âmbito de uma parceria entre a APEC e a Academia Portuguesa de Cinema.
Lembremos que Festa do Cinema aconteceu pela primeira vez em 2015, tendo sido interrompida em 2020 e 2021, por causa da pandemia da covid-19 sendo uma iniciativa apoiada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP), pela Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE) e pela Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC).
Vale recordar que desta feita os cinemas portugueses estao em alta com 12,3 milhões de espectadores em 2023, o que representa um aumento de 27,8% face ao ano anterior, com mais 2,6 milhões de entradas, conforme o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Os dados provisórios sobre consumo de cinema em circuito comercial em 2023 indicam também que a receita bruta de bilheteira aumentou 31,6% face a 2022, ou seja, aumentou 17,4 milhões de euros (ME) para um total de 72,8 ME.
Joffre Justino
---
Foto de destaque:IA; imagem que ilustra a celebração do cinema em Portugal, retratando um ambiente festivo e alegre no saguão de um cinema durante a Festa do Cinema. A imagem mostra várias pessoas de diferentes idades e origens, todas animadas com o festival, num espaço decorado com cartazes de filmes portugueses e internacionais.