A corrida para a prefeitura de Nova York está na  sua reta final, com o fim da votação antecipada e os moradores, entre os cerca de cinco milhões de eleitores registrados, prontos para votar em 4 de novembro e escolher o próximo líder da cidade .

Segundo a Junta Eleitoral da cidade de Nova York, 734.317 votos antecipados foram computados nos últimos nove dias – mais de quatro vezes o total das eleições para prefeito de 2021.

As pesquisas mais recentes colocam Mamdani 14,7 pontos à frente de Cuomo, de acordo com a média das pesquisas do RealClearPolitics.

Mamdani, membro dos Socialistas Democráticos da América (DSA), mobilizoueleitores liberais, atraídos por suas propostas de creche universal e gratuita, ônibus gratuitos e congelamento do aluguel para os nova-iorquinos que vivem em cerca de um milhão de apartamentos com aluguel controlado.

A cidade de Nova York realiza eleições para prefeito em  cada quatro anos, com um limite de dois mandatos para cada pessoa. O atual prefeito, o democrata Eric Adams, que está no cargo desde janeiro de 2022, retirou sua candidatura no início do ano depois de  diversas controvérsias, principalmente a acusação de crime federal por suborno e conspiração, que acabou sendo arquivada por um juiz em abril.

A disputa deste ano destaca-se  dada a  sua dinâmica tripartida colocando forças progressistas, do establishment e conservadoras em confronto na maior cidade do país.

De acordo com a média mais recente do RealClearPolitics, o candidato democrata Zohran Mamdani lidera com 45,8%, com uma vantagem de 14,7 pontos sobre o independente Andrew Cuomo, com 31,1%, e uma vantagem de 28,5 pontos sobre o republicano Curtis Sliwa, com 17,3%.